Maior confiança, aumento da utilização do smartphone e o surgimento de novos modelos de negócio. Estas são algumas das razões apontadas para que quase 50% dos portugueses admita fazer compras online neste Natal.
Segundo o Estudo Anual de Consumo da Showroomprive 2016, 48.5% dos consumidores admite comprar mais online neste Natal que no ano passado sendo que 21.6% afirma comprar todos os seus presentes online se com isso poupar dinheiro.
O preço é de facto um dos maiores atrativos para quem faz compras no digital e por isso 46.3% dos portugueses admite gastar entre 150€ a 250€ este ano. Um aumento em 19,2% na intenção de gastos em geral, tanto em loja física como online.
Mas onde planeiam então gastar os portugueses o seu orçamento este ano? De acordo com o estudo anual da Showroomprive, maior clube privado de vendas de moda online de Portugal, para 36.3% dos consumidores a compra de presentes será o gasto principal enquanto que para 27.5% será “socializar”. A compra de comida é o gasto mais importante para 26.7% dos portugueses inquiridos. Por último, 9.6% confirma que o seu gasto principal será em viagens.
Em termos de categorias, os portugueses dão especial importância à moda (62.8%), acessórios (45.7%) e aos livros (38%) como presentes estrela. Já a tecnologia (49,61%), moda (46,27%) e dinheiro (44,12%) são os presentes mais desejados por quem os recebe.
No entanto, os consumidores gostam de antecipar as suas compras e por isso novembro já começa a ser agitado no que toca ao consumo. Segundo o mesmo estudo, 30% dos portugueses começa a pensar no que oferecer um mês antes.
O estudo está representado por uma amostra representativa de portugueses maiores de 18 anos com o método CAWI (Computer Assisted WEB Interview) e há cinco anos que analisa os hábitos e expetativas de consumo dos portugueses.
Comentários (0)