Portugueses estão convencidos com os veículos do futuro

15 de setembro de 2016

Portugueses estão convencidos com os veículos do futuro

Trajetos otimizados, mobilidade mais eficiente e inclusiva e redução dos impactos negativos para o ambiente são algumas das vantagens que as viaturas conectadas e autónomas vão trazer às cidades. 84% dos portugueses estão convencidos por esta tecnologia, um valor acima da média europeia (75%).  Estes dados fazem parte de um estudo do Observador Cetelem sobre o futuro do mercado automóvel e são agora revelados no âmbito das iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade.

Os carros conectados são já uma realidade e os condutores – e as cidades – começam a beneficiar do desenvolvimento da tecnologia automóvel. Equipados com sistemas de navegação GPS e aplicações de navegação em tempo real, como o CarPlay ou o Android Auto, já disponibilizadas por diferentes marcas de automóveis, os carros conectados permitem ao automobilista otimizar o tempo de trajeto, diminuindo os gastos do consumo e limitando as emissões poluentes. A redução do consumo de combustível (76%), a otimização do trajeto (54%) e a preocupação com o ambiente (27%) são critérios importantes para os portugueses no que diz respeito à viatura conectada, ainda que a segurança das pessoas e dos veículos seja o critério principal (78%).

Na perspetiva dos automobilistas portugueses, funcionalidades atualmente comuns como o GPS ou o computador de bordo já vieram alterar os hábitos de deslocação, especialmente em termos de tempo de percurso (87%), quilómetros percorridos (76%), número de deslocações (49%) e escolha do meio de transporte (46%).

Para 84% dos portugueses, a viatura totalmente autónoma será uma realidade e 44% mostram-se interessados na utilização deste veículo sem condutor. Entre os europeus, são mesmo dos mais entusiastas em relação ao Google Car e ao Apple Car, com 61% dos inquiridos a referirem que estariam prontos para adquirir um dos dois veículos.

 A Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora de 16 a 22 de setembro, pretende sensibilizar os consumidores para os benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, defendendo que o investimento deve ser utilizado na melhoria dos transportes em vez de servir para resolver os problemas por eles causados.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.