Os resultados são divulgados no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e concluem que os consumidores portugueses revelaram fraco conhecimento sobre vários direitos e deveres na área do consumo, segundo o Observador Cetelem.
Direito a reclamar é o único reconhecido por mais de metade (57%) dos consumidores, ainda que 8% afirmem, incorretamente, que não têm direito a reclamar e 35% não saibam/não respondam à questão, lê-se em comunicado.
Pessoas entre os 35 e os 44 anos de idade revelam ser dos mais informadas na generalidade das perguntas, assim como a classe alta.
«Os resultados do inquérito demonstram que há uma forte necessidade de informar corretamente os consumidores sobre os seus direitos e deveres. Não só é importante avançar neste sentido, como também colmatar os diferentes níveis de conhecimento ao nível social, demográfico e geográfico que existem entre os portugueses» comenta Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizadas 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de Portugal continental e ilhas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.
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