Portugueses confiantes no desenvolvimento económico

27 de abril de 2015

Portugueses confiantes no desenvolvimento económico

As conclusões da sondagem GfK Clima de Consumo na Europa em 15 países europeus revelam que a disposição para comprar dos consumidores em relação ao desenvolvimento económico nos países individuais da Europa evoluiu de forma positiva no primeiro trimestre de 2015.

Os consumidores da Europa Ocidental e Meridional mostraram-se otimistas e confiam que vão beneficiar da recuperação económica geral. Apesar dos dados económicos predominantemente positivos, os consumidores na Europa Oriental mostraram-se visivelmente mais céticos. O impacto do conflito na Ucrânia e os efeitos das sanções económicas contra a Rússia estão a desempenhar um papel de importância para os consumidores desta região.

A economia europeia tem vindo a crescer durante o quarto trimestre do ano passado em praticamente todos os países europeus. As projeções para 2015 são boas, com os especialistas económicos a rever para cima as suas previsões em muitos países. Atualmente prevê-se 1,8% na Alemanha, 2,8% em Espanha, 1,3% para a zona euro e 1,7% para a União Europeia.

A situação no mercado de trabalho também registou uma melhoria com a taxa de desemprego a descer lenta, mas constantemente, na maioria dos países europeus. No entanto para Espanha, Portugal, França, Itália e Grécia a situação continua a ser extremamente difícil.
Mas ainda assim em Portugal os consumidores estão mais confiantes na recuperação económica embora ainda não possuam dinheiro suficiente para compras caras, para além dos bens essenciais necessários à vida quotidiana.

Os consumidores estão a prever vencimentos e salários estáveis nos próximos meses. Isto reflete-se no desenvolvimento das expetativas de rendimento, que registaram um ligeiro aumento de 2,1 pontos para 4,7 pontos. Assim sendo, o indicador encontra-se agora ao mesmo nível do que em outubro de 2014, enquanto um valor mais elevado foi registado pela última vez em janeiro de 2010.

clima_consumo_GFK_2015

Fonte: GfK inquérito aos consumidores encomendado pela Comissão Europeia

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.