16 de novembro de 2010

Portugueses compram menos mas em maior quantidade

A Kantar Wordpanel apresenta hoje as conclusões do seu mais recente estudo sobre as tendências actuais dos consumidores e a situação das famílias face aos produtos de grande consumo. O estudo que pretendeu analisar o comportamento actual dos consumidores portugueses é hoje apresentado à imprensa mas o Imagens de Marca adianta-lhe em primeira-mão algumas das principais conclusões.


 


Num estudo que tenta mostrar como os países se comportam e como Portugal se enquadra no contexto dos países europeus face aos produtos de grande consumo, a Kantar Worldpanel começa por concluir que Portugal é o país da Europa onde a frequência de compra mais caiu, cerca de 3%, em valor e 0,6% em volume – quando comparado com países como Reino Unido ou Polónia, onde a frequência de compra aumenta 3%, em valor. Desta forma, o estudo indica que as pessoas compram menos vezes mas em maior quantidade de cada vez que compram, um comportamento que faz de Portugal, o país europeu onde o cesto de compras aumentou e cuja tendência se verifica também em outros sectores de actividade.


 


A deflação nos produtos alimentares frescos e o “downtrading”, ou a troca de marcas por produtos mais baratos de marca branca, são os dois factores identificados para esta nova reacção dos consumidores.


 


Uma mudança comportamental que também se faz sentir na reacção dos consumidores à poupança. Outra das conclusões do estudo é que a taxa de poupança, em Portugal, registou um crescimento em 2010 para os 11%.
Estas são apenas algumas das conclusões do estudo apresentado hoje à imprensa e que o Imagens de Marca avança em primeira-mão. HH

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