De um modo geral, a confiança dos portugueses aumentou face às empresas ONG e Media, pelo contrário a confiança no Governo está em queda. Esta é apenas uma das conclusões do estudo Edelman Trust Barometer 2011. O estudo realizado há 11 anos a nível mundial e apresentado em Davos, acaba de revelar as principais conclusões face à confiança dos consumidores.
Um dos grandes destaques vai para os 75% de consumidores inquiridos, nos 23 países onde o estudo é realizado, que afirmam que “as empresas devem criar valor para o accionista de uma forma que esteja alinhado com os interesses da sociedade, mesmo que isso signifique sacrificar o valor do accionista”.
Em Portugal, o estudo realizou-se, em parceria com a GCI, a Escola de Gestão do Porto e a Spirituc.
Em relação à confiança nas empresas, o barómetro vem mostrar que para 92% dos portugueses inquiridos, a politica de verdade e transparência é um dos principais factores de reputação numa empresa, seguindo-se o preço justo/competitivo e o bom tratamento dos funcionários. O mesmo se verifica a nível internacional.
Para os portugueses, a credibilidade do papel dos CEO’s (presidentes) das organizações continua ser um factor importante para a confiança nas organizações. De 2010 para 2011, os presidentes das empresas ganharam pontos na opinião dos consumidores, aumentando de 36% para 46%.
O estudo da Edelman vem ainda confirmar que na opinião dos portugueses, os media tradicionais continuam a ser os mais credíveis. Em destaque surgem a Rádio e a Imprensa escrita. Apesar de iniciarem a pesquisa de informação pelos motores de busca, os portugueses continuam a procurar os meios tradicionais para aprofundar as matérias. HH
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