Portugueses acreditam no crescimento do emprego

27 de outubro de 2016

Portugueses acreditam no crescimento do emprego

Os indicadores de propensão para comprar e de expetativas económicas e de rendimento não se desenvolveram de forma uniforme em toda a Europa, de acordo com o estudo GfK Clima do Consumidor. Em Portugal, os consumidores preveem que o crescimento económico continue a evoluir moderadamente nos próximos meses, resultado da descida contínua das taxas de desemprego.

O início do terceiro trimestre foi marcado pela decisão do Reino Unido em sair da UE, no final de junho. Em quase todos os países europeus e, sobretudo, no Reino Unido, a confiança do consumidor e, em especial, as expetativas económicas desceram, em alguns casos, drasticamente. O clima do consumidor na UE28 decresceu 13,1 pontos em junho para 10,0 pontos em julho. Em setembro, recuperou para os 12,3 pontos. Em agosto, no entanto, os debates acerca do Brexit reduziram-se significativamente em toda a Europa. Prevaleceram outros temas específicos de cada país. Apenas será possível prever com certeza as implicações do Brexit sobre o ânimo dos consumidores europeus após o início efetivo das negociações e da aproximação da saída do Reino Unido.

Em Portugal, os consumidores preveem que o crescimento económico continue a crescer moderadamente nos próximos meses. No entanto, acreditam que o ritmo irá abrandar. Da mesma forma, as expetativas económicas mantiveram-se a um bom nível em setembro, com 14,8 pontos, apesar da descida de 2,5 face a junho.

Por outro lado, as expetativas de rendimento subiram ligeiramente durante o terceiro trimestre, de 17,5 pontos em junho para 20,1 pontos em setembro. Este desenvolvimento deve-se parcialmente à descida contínua das taxas de desemprego. Se mais pessoas estiverem novamente empregadas, os respetivos rendimentos irão aumentar automaticamente em resultado disso. Os consumidores portugueses parecem acreditar que os números do desemprego irão continuar a subir ligeiramente durante os meses de inverno.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.