O Turismo de Portugal apresentou hoje os resultados da nova estratégia de promoção internacional, que resultou em 400 campanhas online desenvolvidas especificamente para cada mercado alvo (Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Estados Unidos da América).
Esta campanha internacional, focada em plataformas digitais, e que decorre desde 2013, permitiu, segundo o Turismo de Portugal, alcançar melhores resultados através de um menor investimento. Nos últimos anos a média anual de investimento feito nesta área foi de 10 milhões de euros, já a campanha deste ano conta com um orçamento de 5 milhões de euros. Aumenta assim a eficácia e por outro lado reduzem-se os custos.
Trata-se de uma alteração estratégica que, segundo o Ministro da Economia, António Pires de Lima, consiste num “modelo que vai ao encontro das necessidades das empresas, dos empresários, e que pretende beneficiar todos os agentes do setor”.
Segundo os dados da entidade, comparando o primeiro trimestre de 2014 com o primeiro de 2013, esta aposta fez com que as receitas turísticas crescessem 5,9%, atingindo os 1,56 milhões de euros. A estratégia também se traduz eficaz na chegada de turistas a território nacional, número que cresceu 7,1%, assim como o número de dormidas, que cresceu 5,3%, ou seja, para os 4,5 milhões de euros face ao periodo homólogo.
O balanço verifica-se igualmente positivo quando comparados dados dos anos de 2012 e 2013, pois no ano passado houve um aumento de 5,4% nos proveitos totais e o número de turistas que chegou a Portugal cresceu, atingindo os 14,4 milhões de turistas. Já no que diz respeito ao Saldo da Balança Turística, em 2013 foi de 6,1 milhões de euros, mais 8,3% que o ano anterior.
Esta estratégia está também a contribuir para o aumento da exposição mundial de Portugal, o que se verifica pelo aumento do número de fãs da página “VisitPortugal” no Facebook: em 2012, 75% dos fãs eram portugueses, hoje, 81% são estrangeiros.
Ainda de acordo com a entidade, no ano móvel terminado em abril de 2014, comparativamente ao ano móvel anterior, o número de visitas ao portal de promoção turística internacional também aumentou, tendo registado um crescimento de 92,5%. O canal Youtube do Turismo de Portugal aumentou mais de dez vezes o número de visualizações, comparando os mesmos períodos móveis. O Turismo de Portugal afirma que passaram de 720 mil para 9,9 milhões, o que significa que as 1825 visualizações diárias passaram para as 24.980.
“Com as novas ferramentas online e as redes sociais, o turista torna-se num líder de opinião poderosíssimo, na medida em que passa a ser ele a dizer bem e a recomendar ao seu círculo de influência a experiência no nosso país”, justifica João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal.
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