A imprensa nacional acordou com a notícia de que Portugal se prepara para receber mais 14 grandes projetos turísticos, no valor de 93 milhões de euros. Ao todo, há 88 candidaturas no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020. Um investimento prometido de 170 milhões e que inclui três hotéis, um hotel-apartamento e um aldeamento, exemplos de alguns dos maiores projetos. De acordo com o Dinheiro Vivo, a hotelaria é mesmo a área com mais candidaturas, com cerca de um terço (32%) das propostas.
A crescer estão também as exportações de calçado. De acordo com o jornal Público, a subida dos produtos de calçado foi de 1,7%, um dos bens mais exportados no ano passado. Os dados do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério da Economia, feitos com base em dados do INE, mostram que a subida de preço sofreu uma variação positiva, ou seja, que não só estamos a vender mais calçado, como estes produtos estão a ser colocados no estrangeiro a um preço superior ao do ano passado. Ao ter em conta que o crescimento, em volume, foi de 15,4%, e que o saldo (tendo em conta as importações) é positivo, percebe-se que este setor atravessa atualmente um momento positivo.
Outra das notícias que está a marcar a atualidade é a celebração do casamento homossexual nas redes sociais. Na passada sexta-feira, os EUA obtiveram uma conquista histórica dos direitos igualitários ao aprovar o direito do casamento de pessoas do mesmo sexo, a nível nacional. A decisão foi comemorada por milhares de pessoas nas redes sociais e por algumas marcas que estão a juntar-se à celebração do momento. De acordo com a Advertising Age, esta proposta vai mexer com a economia norte-americana, ao movimentar cerca de 2,6 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros). As marcas não querem ficar de fora e a Nintendo já permite o casamento homossexual, pela primeira vez num dos seus jogos. De acordo com o Público, “Fire Emblem” passa a ter a opção de casamentos entre o mesmo sexo, depois da marca japonesa ter sido acusada de discriminar os jogadores homossexuais.
Também a norte-americana Apple está a preparar novidades para os seus consumidores. De acordo com a Bloomberg, a marca quer lançar uma nova versão do iPhone com a tecnologia Force Touch, já utilizada no Apple Watch e nos novos MacBooks, que torna a tela sensível à pressão colocada pelos utilizadores. O novo modelo ainda não tem nome confirmado e deve ser apresentado em agosto ou setembro. O Apple Music também já está a começar a percorrer a Europa, chegando na próxima terça-feira a 100 países. O Diário Económico refere que o serviço de “streaming” da fabricante deverá incluir Portugal, e conta com três meses de utilização gratuita.
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