Ontem foi o Dia Mundial da Alimentação e, para comemorar a data, o Nutrition Awards premiou pela terceira vez as ideias mais inovadoras e empreendedoras no setor agro-alimentar e das ciências da nutrição.
O auditório da Fundação Calouste Gulbenkian serviu de palco a esta iniciativa patrocinada pela APED, Continente e McDonald’s.
O júri, presidido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e constituído por personalidades do mundo académico, científico ou empresarial, deliberou e atribuiu quatro primeiros prémios e nove menções honrosas, distribuídas pelas várias categorias.
Na edição deste ano, “a grande preocupação, e tendo em vista a conjuntura económica atual, foi incentivar o setor empresarial a criar e a desenvolver projetos que possam ajudar a equilibrar a balança comercial”, garante José Manuel Costa, presidente da GCI, agência organizadora do evento.
Na categoria de Produto Inovação o vencedor foi a _STUFA, uma horta que pode ser colocada no parapeito de uma janela. O projeto é da autoria de Rita Ramos e Diogo Almeida, que tiveram como objetivo facilitar o cultivo de temperos e ervas aromáticas em casa.
O restaurante Pimenta Laranja – Refeições Biológicas, situado em Belém, Lisboa, e pertencente a Rita Margarido, venceu a categoria Serviço Inovação, por, diz o júri, “ter revolucionado o conceito de fast food” servindo refeições biológicas “a preços competitivos”.
Já na categoria Iniciativa de Mobilização destacou-se o projecto Choose Beans, da Eurest Portugal, que inovou ao introduzir seis leguminosas em restaurantes, para favorecer o consumo deste produto, que em Portugal está abaixo do que é recomendado pela Roda dos Alimentos.
Por seu turno, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge arrecadou o prémio na categoria de Investigação e Desenvolvimento. O projeto desenvolvido pelo instituto usa a biotecnologia para reaproveitar resíduos da indústria alimentar, em particular do camarão, para fazer “embalagens activas com actividade antioxidante e antimicrobiana”, afirmam os seus responsáveis.
Na edição 2012 do Nutrition Awards os jornalistas também tiveram uma palavra a dizer, já que foi introduzida pela primeira vez a categoria Prémio Especial Jornalismo.
A primeira menção honrosa foi para o Life&Style do Público, mais concretamente para as rubricas “Nutrição” e “Dicionário dos Alimentos”, uma parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Aos vencedores foi entregue um rótulo de reconhecimento de qualidade e distinção que poderá ser utilizado como uma ferramenta de marketing de comunicação.
O Imagens de Marca esteve no evento e convida-o a espreitar a pequena entrevista realizada ao Presidente da GCI.
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