Portugal é o quinto país mais consumidor de marcas próprias

17 de junho de 2015

Portugal é o quinto país mais consumidor de marcas próprias

Já esteve em quarto lugar, mas em 2014 foi ultrapassado pela Alemanha na lista dos países que mais consomem produtos detidos pelas cadeias da grande distribuição. Agora é considerado o quinto país entre os 20 da Europa com maior presença de produtos de marca própria na lista de compras. De acordo com o jornal Público, em Portugal 43,6% dos produtos de grande consumo vendidos nos híper e supermercados são de marca própria, quota muito superior à de França (34,6%), Dinamarca (31,7%) ou Itália (20,5%). As conclusões são de um estudo realizado pela Associação dos Fabricantes de Marca Própria, elaborado com base em dados da Nielsen.

Em “balanço” positivo continua também o turismo português. De acordo com o Dinheiro Vivo, o turismo deverá contribuir com 8 mil milhões de euros para a balança comercial portuguesa, um aumento de 19,8% em 2015. Um crescimento que também se verifica ao nível do emprego. O mesmo jornal refere que Portugal é o sexto país da União Europeia que mais emprego criou no primeiro trimestre deste ano. Os resultados mostram que a média de criação de postos de trabalho (1,4% de crescimento) ficou mesmo acima da registada tanto no Euro como na UE. Números positivos que aceleram a economia e verificados também ao nível do setor automóvel. O Diário Económico refere que o país continua líder europeu no aumento de vendas de carros, com um crescimento de 32,5% de janeiro a maio, o melhor do espaço europeu.

Já no mercado internacional há uma marca que continua a dar música ao negócio. O Spotify quis inovar com uma nova identidade visual e logotipo, mais limpo e simples. As mudanças são discretas mas significativas, já que o antigo logotipo trazia escrita a palavra “Spotify” em preto e o símbolo, com as ondas sonoras, era de um verde mais escuro. Agora o mesmo tornou-se mais claro, com a palavra escrita da mesma cor. De acordo com o Mashable, o objetivo é animar a marca como parte da ampla “ação de atualização da mesma”.

Por seu lado, a precisar de atualizações está a GAP. A marca anunciou o fecho de cerca de um quarto das suas lojas oficiais no mercado norte-americano. Das 675 oficiais, a GAP vai fechar 175 nos próximos anos, sendo que até ao final de 2015 devem encerrar 140 lojas. De acordo com o New York Times, a marca contará, após a redução dos locais de venda, com 500 lojas oficiais e 300 outlets no mercado norte-americano. Também a Europa vai sofrer alterações, com alguns encerramentos. O jornal refere que a redução é resultado da perda de clientes para a concorrência, como Zara, H&M e Forever 21, na sequência de coleções de moda que não tiveram grande sucesso junto dos consumidores.

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Jornalista: Ana Gaboleiro

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