O Brasil superou, no ano passado, pela primeira vez a marca dos seis milhões de turistas e atingiu um recorde histórico. De Portugal chegaram mais de 170 mil visitantes, um número que coloca o país em 10º lugar do ranking de emissores, uma posição acima da que ocupava no ano passado.
Os dados são do Anuário Estatístico de Turismo 2015 do MTur, um relatório elaborado com base nos números da Polícia Federal. O ano passado foi ano do Mundial de Futebol e o Brasil registou a entrada de quase 6.5 milhões de turistas internacionais, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 6 milhões de estrangeiros.
A Argentina continua em primeiro lugar na lista de principais países emissores, seguida pelos Estados Unidos, Chile e Paraguai. São Paulo continua a ser a principal porta de entrada no país, por onde entraram cerca de 2.3 milhões visitantes.
O Rio de Janeiro fica em 2.º lugar na lista de recetores, com o registo de o maior aumento absoluto na entrada de estrangeiros com quase 1.6 milhões de entradas.
Já o Rio Grande do Sul, registou a chegada de 907.668 visitantes internacionais e ultrapassou o Paraná e passou da 4.ª para 3.ª colocação no ranking de entradas.
Para Vinícius Lummertz, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, “receber grandes eventos desportivos como a Copa do Mundo no ano passado, e as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2016, alavancam o turismo brasileiro de forma extraordinária sem contar com a grande exposição do Brasil para o mundo, que é imensurável. O número é um recorde histórico para o nosso país e sabemos que a Copa foi a maior responsável por este salto no número de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”.
Comentários (0)