23 de outubro de 2008

Portugal com menos liberdade de imprensa

Portugal tem menos liberdade de imprensa que no ano passado. Quem o diz é a organização Repórteres Sem Fronteiras, RSF, que divulgou esta quarta-feira o relatório anual de 2008. No ranking de 173 países, Portugal cai nove posições em relação a 2007, tal como publica o Jornal de Negócios.



O relatório coloca Portugal no 16º lugar do ranking da liberdade de imprensa dos países. Uma posição fora dos dez primeiros, onde o País se tinha classificado nos últimos anos. Citado no artigo, Olivier Basille, representante dos RSF para a EU, explica que esta descida se deve a uma análise mais pormenorizada, este ano, da situação de Portugal. Foram colocadas mais questões no inquérito, que também foi feito a mais inquiridos. “Isto tornou os estudo mais preciso. Nada se prende com o clima político ou com razões específicas”, sublinha.



Em primeiro lugar, como o país com mais liberdade de imprensa volta a surgir a Islândia, com a mesma classificação que o Luxemburgo e a Noruega. Portugal surge ao lado de países como a República Checa, Lituânia e Holanda. Os Estados Unidos aparecem na 36ª posição, tal como a Bosnia Herzegovina, Cabo Verde e a Espanha.
No final da tabela voltam a contar a China, Vietnam, Cuba, Coreia do Norte e Eritreia como os países que menos respeitam a liberdade de imprensa.



Em análise às diferentes classificações, o relatório refere que “a principal lição a retirar” destes resultados é que “é a paz que garante a liberdade de imprensa”. “As mais poderosas ditaduras económicas proclamaram com arrogância o seu autoritarismo, exploram a comunidade internacional e criam guerras mascaradas no conceito de anti-terrorismo”, adiantam os RSF. AB

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.