Mergulhada num caos desde a morte de um jovem no dia 4 de Agosto, a cidade de Londres está irreconhecível. Neste cenário de revolta, protagonizado sobretudo por jovens, surge um nome como culpado. Não o nome de uma pessoa, mas o de um smartphone.
O BlackBerry é apontado pela polícia londrina como o grande responsável pela organização de motins. Sendo Inglaterra um dos mercados mais fortes deste smartphone, há um grande número de pessoas com acesso ao aparelho e ao conhecido serviço BBM.
Através deste serviço, os utilizadores do BlackBerry podem trocar mensagens instantâneas, gratuitamente e de forma privada, visto que estes podem criar grupos onde os participantes só podem entrar com um PIN. Este serviço tem ainda uma função broadcast, ou seja, a possibilidade de enviar uma mesma mensagem para muitas pessoas. Uma função apetecível a estes jovens com sede de revolta.
Depois de identificar as redes sociais como o facebook e o twitter como culpadas pela confusão, a polícia apercebeu-se de que a mensagem já tinha sido espalhada através de outros meios, “Mensagens realmente inflamatórias e imprecisas no Twitter são as culpadas pela desordem. As redes sociais e outros meios foram usados para promover o crime.”, afirmou Steve Kavanagh, vice-comissário da polícia de Londres, avança o site Exame. FC
Comentários (0)