As PME portuguesas atribuem o crescimento à utilização de ferramentas online para comercializar internacionalmente: 60% concordam que a utilização destas ferramentas fez aumentar as receitas e 43% afirmam que mais de 75% das vendas internacionais dependem de ferramentas online.
Estes resultados fazem parte do mais recente relatório do inquérito “The Future of Business”, desenvolvido pelo Facebook, em parceria com o Banco Mundial e OCDE, que contou com a participação de cerca de 50 mil PME.
Todas as empresas contam com um conjunto de ferramentas digitais para criar ligações globais em todo o mundo. Este relatório mostra como as ferramentas online desempenham um papel
Em Portugal as PME que comercializam internacionalmente são mais confiantes e propensas a aumentar empregos: 47% dos empresários em comparação com 43% dos não-empresários estão positivos sobre o estado atual do seu negócio.70% dos empresários estão positivos acerca das perspetivas futuras do negócio.
Para PMEs exportadores, o comércio é o core do modelo de negócio e sucesso: entre as PMEs exportadoras, 4 em 10 (40%) reportaram que >25% das receitas provêm de negócios internacionais.
Os exportadores contam com ferramentas online para fazer negócio internacional: cerca de metade das PMEs exportadoras (43%) reportaram que mais de 75% das vendas internacionais dependem de ferramentas online.
Em concordância com resultados anteriores, as PME que comercializam internacionalmente são mais confiantes e propensas a aumentar empregos. Os empresários são 5 pontos percentuais mais confiantes nos seus negócios e 10 pontos percentuais mais propensos a adicionar empregos nos últimos seis meses.
“Sabemos que um dos grandes desafios que as PME têm é o de encontrar clientes em outros países, mas também estamos conscientes de como a tecnologia pode ajudá-los a dar o passo seguinte. O facto de mais de metade das PME exportadas assegurarem que as suas receitas aumentaram graças à utilização de ferramentas online, prova que a tecnologia realmente ajuda as empresas a atravessarem fronteiras e a conectarem-se com pessoas a qualquer momento e em qualquer lugar. No Facebook, temos uma comunidade de mais de 2.000 milhões de pessoas em todo o mundo e desenvolvemos soluções online que ajudam as empresas locais a conectarem-se e tornarem-se empresas globais.” – refere Irene Cano, Diretora-geral do Facebook para a Península Ibérica.
Comentários (0)