Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca

16 de julho de 2013

Pepa Doces quer deixar portugueses com água na boca

Para os amantes de chocolate dizer a palavra “brigadeiro” tem o reflexo imediato de se ficar com água na boca. Mas…e se os brigadeiros tivessem outros sabores para além do sabor tradicional? Foi com esta tentação que Pedro e Paola Rebelo decidiram entrar no mercado dos brigadeiros no Brasil e trazer, este ano, o negócio para Portugal.

PepaDoces_casal“A arte de fazer crescer água na boca tem um nome: Pepa Doces”. É assim que esta marca, nascida da criatividade e empreendedorismo do jovem casal, se apresenta a quem entra no seu site www.pepadoces.pt.

A ideia de criar brigadeiros artesanais e diferentes dos habituais surgiu na altura do casamento da irmã de Paola, em 2010, onde decidiram, quase por brincadeira, fazer os doces para a festa. “Na altura visitámos muitas empresas de doces para o casamento mas, na maioria das vezes, a apresentação era maravilhosa mas o sabor era enjoativo. Foi aí que surgiu a ideia de fazermos brigadeiros que fossem bonitos por fora e deliciosos por dentro”, conta Pedro Rebelo.

O sucesso na festa foi tanto que o casal começou a pensar que podia agarrar esta oportunidade de negócio. Abriram, então, um site onde começaram a vender para festas e casamentos. Desde aí começaram, também, a estudar o mercado português, o que não é de estranhar, pois a família de Pedro é portuguesa e a ligação do casal ao país sempre foi grande. “Conversámos com muitas pessoas em Portugal, vimos as possibilidades de negócio, se havia lugar no mercado para nós, falámos com possíveis fornecedores e percebemos que poderia dar certo, por ser algo diferente”. Com o apoio de amigos e família, Pedro e Paola fizeram as malas e mudaram-se, com os filhos, para Portugal.

Chegaram em Outubro de 2012 e abriram uma loja online em terras lusas, em Janeiro de 2013. Seis meses depois inauguraram aloja_PepaDoces_1 primeira loja física, em Oeiras. “Nós vivemos aqui e porque não abrir a loja ao pé de casa?”, explica Pedro. Já Paola confessa “Pesquisámos vários sítios, mas em Lisboa as rendas são mais altas e muitos desses locais não deixavam ter produção e para a primeira loja precisávamos de um sítio onde pudéssemos produzir”.

Quando questionados sobre o medo de arriscar numa altura de crise, a resposta não tardou “Mesmo em crise, há oportunidades. Costuma dizer-se que enquanto uns choram, outros fazem lenços para limpar as lágrimas, não é? A oportunidade estava a bater à porta e decidimos avançar”, garante Pedro.

Posicionam o espaço como loja gourmet, mas afirmam que esta designação não afugenta clientes por pensaram que é muito caro. Cada brigadeiro custa 0,80 cêntimos. Os pedidos no site crescerem desde que abriu a loja física e no primeiro mês as vendas, neste espaço, aumentaram 30%.

“As pessoas passam aqui, para ir para casa com a boca doce”, diz Pedro. Ao todo são 14 sabores à escolha. Mel com canela, morango, melão, pistacho e champanhe são alguns dos que têm mais saída. E ao contrário do que se podia pensar, café é um dos sabores menos procurados. Pedro diz que as experiências para criar novos sabores não param, de forma a inovar e trazer novidades a clientes que se tornam cada vez mais exigentes com a qualidade dos brigadeiros gourmet.

Mas nem tudo é fácil. A luta para conseguir parcerias com fornecedores portugueses não tem sido doce, afirmando que há pouca abertura, são pouco acessíveis e não facilitam o diálogo. Até agora, a única parceria conseguida com um produtor nacional foi com o mel da Serra de Portel. Este brigadeiro é um dos exemplos que os sabores portugueses e brasileiros podem encaixar na perfeição.

E apesar de já terem conquistado o paladar de muitos portugueses, querem fazer cair em tentação muitos mais. Nos planos está a abertura de quiosques em shoppings ou mesmo de lojas para franchising.

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Sandra Barata

Comentários (1)

  1. Ola estou na Margem Sul Costa de Caparica e gostaria de vender seus produtos. <<tem preço para revenda? Cumps

    por: Vitor Sousa,

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