A Unicer acaba de inaugurar o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, instalado no Parque de Pedras Salgadas. Enquanto património nacional, com mais de um século de existência, o parque preserva as suas características arquitetónicas e paisagísticas originais, aliadas, agora, à inovação e à modernidade.
Para além do Spa, antigo balneário, já recuperado pela empresa, que adquiriu o Parque das Pedras Salgadas e a água com o mesmo nome, em 2003, a Unicer permite agora uma estadia dentro daquele espaço. O conjunto turístico é composto por 12 eco-houses, casas em madeira e ardósia, que foram instaladas para preservar o perfil natural do terreno e a flora existente. O projeto foi desenhado pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade, recentemente distinguido com o prémio internacional de arquitetura “ArchDaily 2012” na categoria “Hotéis e Restaurantes”. As Eco Houses fundem-se, assim, com o parque, assumindo a natureza nos seus alicerces. Inauguram também, este mês, duas tree-houses, alojamentos em cima das árvores.
A obra, agora concluída, foi implementada em diversas fases. Neste momento, através da renovação e da construção de vários espaços e infraestruturas é possível receber os turistas e termalistas não só para passeios e tratamentos, mas também para uma estadia.
Também o antigo e emblemático edifício do Casino foi recuperado por Luís Rebelo de Andrade e, ainda que mantendo a as linhas exteriores, foi convertido num espaço moderno para eventos, congressos e festas privadas.
O investimento na recuperação do Parque de Pedras Salgadas foi de 20 milhões de euros. Um projeto que se insere numa região onde a Unicer já investiu um total de 80 milhões. Nos jardins do parque descobrem-se as cinco fontes termais, totalmente recuperadas. É aqui que se pode ver a origem da Água das Pedras, um recurso 100% português e exclusivo deste Parque. Aproveite para rever a reportagem do Imagens de Marca sobre as águas portuguesas com gás natural, onde lhe mostramos imagens precisamente das nascentes em Pedras Salgadas, assim como do Spa Termal e do próprio Parque.
A Unicer afirma a dinamização da economia local como uma das suas prioridades. Para a Unicer, a renovação do conceito de parque termal que advém da recuperação e modernização do Parque de Pedras Salgadas significa uma maior valorização deste património e confere uma nova dimensão turística ao norte do país.
Comentários (0)