Paris quer ser a primeira capital pós-carro do mundo

22 de setembro de 2017

Paris quer ser a primeira capital pós-carro do mundo

Na manhã desta sexta-feira surge a notícia de que Paris quer ser a primeira capital pós-carro do mundo. Tal como refere hoje o Brainstorm9, o projeto de mobilidade para os Jogos Olímpicos de 2024 apresenta uma proposta ambiciosa: proibir os automóveis individuais de circularem na capital francesa. Quem faz a promessa é Jean-Louis Missika, vice-presidente da câmara de Paris. Para cumprir este objetivo a cidade irá passar por um logo processo de adaptação. Desde logo a começar pelos estacionamentos. Estacionar na cidade deverá ficar mais caro, mas ideia passa por extinguir 150 mil lugares. Os estacionamentos nas ruas darão também lugar a ciclovias. Os carros a diesel também terão os dias contados. Até 2020, estes veículos, com este tipo de motor mais poluentes, serão proibidos de circular por Paris. De acordo com o B9, em simultâneo haverá táxis e autocarros autónomos e elétricos disponíveis para a população.

No que diz respeito à atualidade nacional, destaque para o Grupo Os Mosqueteiros, que acaba de entregar mil equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais a corporações de bombeiros de norte a sul do país. Dos mil equipamentos, 500 foram doados diretamente à Liga dos Bombeiros Portugueses em agosto, e os restantes 500 acabam de ser entregues aos bombeiros, fruto do valor angariado através da venda do livro “Bombeiro dos Pés à Cabeça”. O livro esteve à venda nas lojas do grupo – Intermarché, Bricomarché e Roady, durante cerca de um mês. O objetivo foi também sensibilizar e envolver os mais jovens na preservação da floresta e na prevenção dos incêndios.

A nível nacional destaque ainda para a nova plataforma de ativação da Frize. Através da ação “Duas Horas Frize”, a marca vai convidar os seus consumidores a desligar do trabalho, e antes de irem para casa, descontrairem com os amigos, enquanto bebem uma frize, ouvem música, e assistem ao pôr-do-sol. A ativação vai decorrer entre as 19h e as 21h em bares e restaurantes, em Lisboa, Porto e Braga. O lançamento ocorreu precisamente ontem no MonteMar, na capital, durante a Festa Sunset Stories, numa parceria com a Fox.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Francisco Branco

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.