Anne Bergue, de nacionalidade belga, veio para Portugal há 10 anos, por questões familiares. Decidiu, nessa altura, investir num sonho antigo e criar uma marca de joalharia. A Bergue&Co nasceu em 2006, mas exportava 100% da produção. Só em 2014, quando decidiu abrir uma loja em Lisboa é que começou a vender as peças no mercado português. A inspiração procura aliar técnicas tradicionais de fabrico com uma abordagem de joalharia contemporânea, onde a prata ganha protagonismo. É no Lx Factory que se encontra o atelier-boutique, que mais que uma loja, é também o local onde dá vida às peças que idealiza, com uma oficina aberta ao público. Com o desejo que Portugal chegue a representar 50% do negócio da marca, os passos são dados devagar, mas com ambição de conseguir abrir mais lojas no nosso país.
É também no Lx Factory, pólo de indústrias criativas, que encontramos O Bolo da Marta. Um negócio que começou quase por brincadeira. Marta Gonçalves estudou Comunicação, mas o gosto por fazer bolos com base de suspiro que os amigos lhe pediam, rapidamente cresceu de passatempo para um emprego, a full time. No início de 2012 criou uma página no Facebook para dar a conhecer a marca. Com as encomendas a aumentar, o passo seguinte foi criar uma loja, poucos meses depois. Hoje, está também presente em espaços como o Mercado da Ribeira, por exemplo, e com parcerias estabelecidas com marcas como o Santini. Garante que as vendas aumentaram nos últimos tempos e que é preciso estar constantemente a inovar para responder às expectativas dos consumidores.
Vamos conhecer as histórias destas duas mulheres, com espírito empreendedor, que criaram negócios em áreas que as apaixonavam.
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