É já hoje que chega ao fim a 61.ª edição do Festival de Criatividade Cannes Lions. Criado Este evento internacional tem premiado ao longo desta semana várias trabalhos e agências em diferentes categorias e há uma, portuguesa, que conquistou um leão de bronze, a única até ao momento.
O estúdio “This is Pacifica”, sedeado no Porto, foi aquele que arrecadou o leão de bronze. Com o trabalho “Troll“, foi premiado na categoria Design, cujos vencedores foram revelados no passado dia 19 de junho. Mas também há um copywriter português que já conquistou quatro prémios, Miguel Durão. “Milka Last Square” foi o trabalho destacado que criou e que venceu um leão de ouro em Direct, um de prata na categoria Melhor Campanha Integrada e dois de bronze em Media. No entanto, é para França que estes prémios caminham, pois o português desenvolveu o trabalho em questão ao serviço da agência Buzzman Paris.
Desde o dia em que esta edição do Cannes Lions teve início, a 15 de junho, e ao longo da semana, foram divulgados os vencedores dos “Grand Prix” e dos leões de Ouro, Prata e Bronze de 12 categorias.
Os primeiros prémios que foram entregues pertencem às categorias Media, Mobile e Outdoor. Na primeira destacou-se a campanha “Happy ID” da Coca Cola, criada pela McCann Lima, e nas seguintes categorias venceram os trabalhos “Protection Ad” da Nívea, realizada pela agência FCB Brasil de São Paulo, e “ANZ Gaytms” da ANZ, criada pela WHYBIN\TBWA Group de Melbourne, Austrália, respetivamente.
Em Creative Effectiveness o grande prémio foi para a campanha “Guilt Trips”, da agência McCann Melbourne, Austrália. Em Direct o prémio foi atribuído à agência Ogylvyone de Londres, Reino Unido, pela campanha “Magic of Flying”. Em Relações Públicas o “Grand Prix” foi conquistado pela Creative Artists Agency de Los Angeles, Estados Unidos da América, com “The Scarecrow” e, por último, em Promoção e Ativação venceu a Adam&Eveddb de Londres, Reino Unido, com a campanha “Sorry I Spent It On Myself”.
O Grande Prémio de Design foi atribuído ao projeto norueguês “Bergen International Festival Brand Campaign” criado pela agência Anti Bergen. Já em Design de Produto a grande conquista é para a holandesa G-STAR RAW Amsterdam, com o trabalho “Raw For The Oceans” da G-STAR RAW Collection.
Na categoria Cyber, foram entregues três “Grand Prix”: “Pharrell Williams – 24 Hours of Happy”, da UNIVERSAL/IAMOTHER HAPPY, com assinatura da agência francesa Iconoclast; “Live Test Series” da Volvo Trucks, pela FORSMAN & BODENFORS, da Suécia; e, por último, ao trabalho “The Scarecrow” da Chipotle Mexican Grill, da Creative Artists Agency.
Os trabalhos “Christmas Lunch”, “Gravel”, “Wire Wool”, “Sink Plug” e “Toothbrush”, todos da Harvey Nichols e criados pela agência inglesa ADAM&EVEDDB, totalizam os grandes prémios entregues na categoria de Imprensa.
Os últimos vencedores criativos revelados no Cannes Lions pertencem à categoria Rádio. A agência sul-africana OGILVY&MATHER de Joanesburgo arrecadou três grandes prémios com os trabalhos da Lucozade Energy Drink: “Teleconference”, “Kids Party” e “Enrique Concert”.
O Festival de Criatividade Internacional Cannes Lions termina hoje com a divulgação dos vencedores das categorias Filme Craft, Filme, Inovação, Grand Prix For Good, Titanium and Integrated, Special Awards e Young Lions Competitions.
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