20 de outubro de 2008

Os meios por idades

O estudo revela a forma como os portugueses consomem os diferentes meios de comunicação e que relação estabelecem com cada um deles. No que toca à análise por faixas etárias e géneros, a televisão surge como o meio favorito em todas elas, enquanto a Internet ganha mais popularidade entre os jovens. Já a TV por cabo e a RTP1 são favoritas entre os homens e o DN entre as mulheres, segundo publica o Jornal de Negócios.



Na análise à faixa etária até aos 30 anos, o estudo do ISCTE revela que é entre estes indivíduos que a Internet é mais popular. 53,8 por cento consome este meio diariamente. Se forem tidas em conta só as crianças o relatório mostra que 70,5 por cento utiliza o meio para conversar no Messenger, ou jogar online, 67,9 por cento. Já os jornais perdem terreno junto dos jovens entre os 15 e 17 anos. Apenas 11,5 por cento os lê com alguma frequência.



Nos idosos a taxa de leitura dos jornais atinge também valores baixos. Segundo o artigo do Jornal de Negócios, 77,3 por cento das inquiridas desta faixa etária não tem hábito de leitura de jornais. Nos homens essa média baixa para os 49,7 por cento. Já no consumo da Internet apenas 6 por cento dos homens acede a este meio. Número que cai para os 2 por cento, nas mulheres.



Já quanto à análise dos dados por género e órgãos de comunicação social, o estudo aponta que a TV por cabo é mais popular junto do sexo masculino, com uma quota de 67 por cento, enquanto a estação favorita dos homens é a RTP1, com 61,7 por cento. 19,1 por cento dos inquiridos do género masculino manifestaram-se ainda insatisfeitos com a programação televisiva emitida em horário nobre. No que diz respeito aos jornais, 83,5 por cento dos homens lê os títulos desportivos.



Já no género feminino são a TVI e a SIC que lideram os níveis de preferência, 56,7 por cento e 62,3 por cento, respectivamente, enquanto nas publicações, as mulheres estão em maioria no título “Diário de Notícias”, 52,6 por cento do público deste jornal são leitoras. AB

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.