É um autêntico recorde no que à eficácia diz respeito. Ao todo foram 76 as candidaturas enviadas em 2013 para os Prémios à Eficácia, uma iniciativa organizada pela APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes, e pelo Grupo Consultores, que desde 2005 tem vindo a promover e a reconhecer a excelência na comunicação, e a sua capacidade de ajudar a atingir os objetivos das empresas.
A 9ª edição culminou ontem à noite no auditório da reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com a cerimónia de entrega de prémios, onde foram destacadas no total 35 campanhas publicitárias. “Foi, de facto, o ano mais concorrido e em que houve maior percentagem de campanhas a chegarem a finalistas, o que é muito bom sinal. Isso demonstra que os anunciantes e as agências não desistem de apresentar bons resultados, e muito menos desistem da eficácia”, afirmou Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN.
A campanha “Fiesta 24H Project” criada pela Wunderman Portugal para a Ford Lusitana acabou por sagrar-se a grande vencedora da noite, ao receber o Grande Prémio desta edição. Uma ação que, segundo o júri, demonstrou como ainda é possível ser-se criativo com eficácia, apesar do atual contexto económico. A marca transformou a sua página de Facebook na maior montra de exposição do modelo Fiesta, tornando os seus fãs numa poderosa força de vendas. Em apenas 24 horas conseguiu comercializar 64 veículos e receber 8 mil pessoas nos concessionários.
“O grande vencedor teve muita criatividade, mas o resultado era claro e inequívoco, porque estava muito bem demonstrado. Num contexto de mercado extremamente difícil realmente superou em muitos os objetivos que eles tinham previamente definido”, explica Rodrigo Pizarro, Presidente do Júri desta edição. Em entrevista ao Imagens de Marca, o Diretor Geral da L’Óreal Portugal qualifica como “extraordinário” o nível geral das candidaturas, afirmando que a maior parte dos trabalhos mostraram capacidade de produzir e demonstrar resultados, algo que cada vez mais irá fazer a diferença em todos os negócios.
Numa edição em que foram entregues 12 prémios Ouro, 11 Prata e e 12 Bronze, e em que foram introduzidas três novas categorias – Low Budget, Utilização Criativa de Meios e Comunicação Corporativa -, a SonaeMC acabou por se destacar entre os anunciantes ao ver cinco das suas campanhas premiadas (uma prata, com “Parceria Continente/Galp”, e quatro bronze, com “Preços Melhor que Antigamente”, “Programa de Reputação”, “Olá Eu Sou Portugal” e “Missão Sorriso”).
Em 2013, a Fuel, com 11 casos finalistas, quatro prémios Prata e três Bronze foi eleita a Agência Criativa do Ano. Já a Arena, pelo terceiro ano consecutivo, destacou-se entre as agências de meios, com 15 casos finalistas, quatro prémios Prata e quatro Bronze. João Coelho, Diretor de Planeamento da Fuel, e Rodrigo Albuquerque, Diretor da Arena, revelaram à nossa equipa as razões que terão levado a este reconhecimento.
Poderá aceder à lista completa de premiados aqui: PrémiosEficácia2013
Bom dia,
Infelizmente só hoje é que vi a reportagem que fizeram sobre os Prémuos Eficácia e é com surpresa e alguma desilusão que não vejo uma única referência à Wunderman no vosso conteúdo editorial. Relembro que a Wunderman foi a agência que ganhou o grande prémio em conjunto com o seu cliente Ford. De facto, os entrevistados fazem referência nos seus depoimentos mas estranho que não tenha havido interesse4 vosso em entrevistar alguém da agÊncia e, como sabem estávamos lá e além disso fazerem referência apenas à Ford Lusitana quando fazem referência ao grande prémio. As outras agências que são referenciadas também ganharam os seus prémios agraças aos clientes envolvidos e, embora não pareça aqui, o grande prémio é o prémio mais importante da noite e a Wunderman, juntamente com a Ford, teve todo o mérito em ganhá-lo.
Muito obrigado,
Jorge Castanheira