No mundo atual, onde a mudança é rápida, a tecnologia avança a velocidade galopante e depois da crise económica que assolou o mundo no final da primeira década do século XXI, estamos preparados para os desafios que o presente nos coloca? E ao nível de Liderança, para onde vamos a partir daqui?
É com esta premissa em mente que arrancou a primeira edição do Leadership Summit Lisbon, um evento que quer se afirmar em todo o mundo, transformando-o numa espécie de Davos da Liderança.
O evento arrancou esta manhã no Centro de Congressos de Lisboa, com António Saraiva, presidente da CIP a referir que as mudanças verificadas no mundo, ao nível político, económico, social, tecnológico, entre tantas outras áreas, obriga os líderes a reagir e agir, atitude fundamental nos dias de hoje. “Os tempos são de mudança, de ameaça, são tempos estranhos e por isso é fundamental tomar conta das nossas lideranças e lideres para a sociedade evoluir”, afirma o patrão da CIP. Com a tecnologia, a sociedade portuguesa corre o risco de perder 50% dos postos de trabalho nas próximas duas décadas e este é o alerta deixado por António Saraiva para que as empresas portuguesas consigam acompanhar a evolução dos tempos.
Tempos que afetam também a forma como se consome. Numa sociedade de hiperconsumismo é preciso combater pela qualidade das marcas, dos produtos. Posição defendida por Gilles Lipovetski, filósofo francês presente em Lisboa.
Quando a mudança nunca foi tão rápida e a velocidade de reação e resposta são imprescindíveis, o setor da saúde, o futuro das organizações, o papel do líder enquanto contador de histórias que façam as organizações evoluir foram alguns dos temas em destaque.
E num mercado super concorrencial, Mark Gallagher, figura ligada à “indústria” da Formula 1, dá a conhecer a sua visão sobre a importância da liderança num setor onde todos os milésimos de segundo contam para o sucesso ou insucesso nos fins de semana de Grandes Prémios.
O tema da Liderança vai continuar a ser acompanhado ao longo do dia, no âmbito do Leadership Summit Lisbon.
Comentários (0)