Até que ponto a cor que uma marca escolhe para o seu logótipo pode afetar as vendas? Esta pode ser uma questão banal para os consumidores, mas são muitas as marcas que reconhecem a importância da cor que escolhem para a sua imagem.
Sabe-se que a escolha das cores na criação de um projeto, seja de um logotipo, um website ou outro, é de extrema importância na forma como a marca é depois percecionada pelos consumidores, pois as cores têm significados distintos em diferentes mercados.
Por exemplo, o branco representa tradicionalmente pureza e inocência nas culturas ocidentais, mas nas culturais orientais e africana é a cor da morte. Já o preto, que normalmente significa morte e tem conotações negativas, para os antigos egípcios representava fertilidade, vida e crescimento. Devido à associação com a noite, o preto pode também expressar mistério, enquanto é o símbolo de elegância e simplicidade no mundo da moda. O vermelho é geralmente associado a paixão ou perigo, mas na Roma e Grécia antigas era a cor associada a guerra. Na Rússia é a cor da liberdade, na China, é uma cor habitual para vestidos de noiva e nos Estados Unidos, simboliza o amor, dinamismo e poder. Já o amarelo é considerado por muitos a mais ambígua das cores, simbolizando características e sentimentos opostos. Por um lado, é um sinal de inteligência, felicidade e iluminação, por outro, representa inveja e traição.
Sabe-se hoje que as cores influenciam a mente humana, o que faz com que, segundo um artigo do Marketing Directo, os designers tenham que compreender o significado das cores e saber como utilizá-las de acordo com o desejo dos seus clientes, assim como devem ser capazes de transmitir uma determinada mensagem além de gerar uma resposta emocional dos clientes e seu público através do logotipo.
Há que ter em conta que cada cor utilizada em marcas nos transmite sensações totalmente distintas. Enquanto o preto poderá significar poder, força e profissionalismo, o verde está ligado à natureza, à juventude e ecologia, já o azul por seu lado, transmite-nos ideia de credibilidade, limpeza e tecnologia, assim como saúde.
Para o Facebook, por exemplo, foi escolhido o azul porque Mark Zuckerberg não distingue o vermelho do verde, segundo dizem, e apesar de em muitos casos estas seleções de cores parecerem aleatórias, as marcas conhecem na perfeição este tipo de temas.
Segundo a empresa de análise de mercado KISSmetrics, citada pelo Marketing Directo, também é importante ter em conta a quem é dirigido o negócio. Para quem está a pensar criar um produto ou aplicação destinada a mulheres, a KISSmetrics aconselha a usar cores como azul, roxo ou verde e evitar cores como laranja, castanho ou cinzento. Pelo contrário, para algo destinado a homens, aconselha-se a usar o azul, verde ou preto, que são as cores preferidas deste tipo de público, enquanto se considera que não se deve usar castanho, laranja, ou roxo.
UM BOM ARTIGO MUITO ELUCIDATIVO
Muito interessante !