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4 de dezembro de 2013

O poder de uma boa história

Turismo e os Novos Media em debate na Conferência Internacional da OMT

De que forma os novos media estão a transformar as notícias sobre o turismo e como aumentar o reconhecimento editorial dos temas do setor? As questões orientaram o debate que juntou profissionais de turismo e da comunicação social no Hotel Palácio do Estoril, na Conferência Internacional da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Num ano “positivo para Portugal, com o aumento de 8% de turistas estrangeiros e de 7% das receitas turísticas” o nosso país foi o cenário perfeito para se analisar aquele que é um “setor estratégico” como reforçou na sessão inaugural o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Um setor estratégico e “uma indústria resiliente a crises económicas e a fenómenos naturais, que continua a crescer a nível internacional” como lembrou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. Naquela a que chama a “Era das viagens” e neste novo mundo da comunicação, “onde não basta parecer bom, é preciso ser-se bom e em tempo real” Taleb Rifai deixou o mote para a discussão.

Para Nina dos Santos, jornalista e pivô da CNN internacional, é preciso que o setor turístico “pense para além do óbvio, para além da promoção” encontrando boas histórias. É verdade que os social media vieram mudar as regras do jogo, mas trouxeram também novas oportunidades. E como aproveitar essas oportunidades? Como ser eficaz? Para Dinda Elliott, editora de internacional da Condé Nast nos Estados Unidos, o segredo está no storytelling e na capacidade de se “criar uma conversa”.

Num mundo em mudança, como tantas vezes se repetiu ao longo do dia, os novos media vieram mudar a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. Hoje 70% dos viajantes recorrem a vídeos para escolher um destino de férias e 44% das pessoas, segundo um inquérito da Time, preferem esquecer-se da carteira em casa do que do smartphone. “Hoje viajamos a partir do sofá, é na internet que escolhemos o destino para onde queremos viajar” começou por dizer Sara Goerger, diretora dos projetos internacionais da agência de comunicação espanhola apple tree communication, apontando algumas tendências de futuro: “Vai crescer a partilha de vídeos em vez de fotos, o vídeo é Rei e as pessoas informam-se sobre os destinos vendo um vídeo; os social media serão cada vez mais usados para envolver e criar relação; vão aumentar as pesquisas e marcações via smartphone”. Para quem faz a comunicação neste novo mundo, é fundamental “ ser transparente, criar emoção e saber antecipar as necessidades dos clientes” acrescenta.

Vivemos “tempos de sonho” onde as oportunidades são infinitas. Os meios tradicionais vão ter que se transformar num momento em que os novos media trouxeram novos canais de conversa. “ A democratização da informação criou um ambiente em que a promoção turística tem que ser diferente” concluiu o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, deixando a sua mensagem final: “Tudo se resume a boas histórias: histórias de pessoas, de lugares, de criação de emprego, de sustentabilidade, de como o turismo contribui para o crescimento económico de cada país…”

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Vanda Jorge

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