27 de novembro de 2013

O novo formato de publicidade interativa do Outlook

Chama-se VersaTiles e é o novo formato de publicidade interativa do Outlook.com. Lançado pela Microsoft Advertising, o VersaTiles foi criado para permitir uma melhor segmentação de conteúdos e gerar maior impacto nas campanhas online.

Depois de nos últimos meses ter vindo a reunir opiniões de clientes e consumidores com o propósito de criar uma melhor experiência publicitária, mais criativa e inovadora, a Microsoft disponibiliza agora esta solução em 34 mercados, incluindo Portugal.

O VersaTiles oferece exclusividade a uma única marca, integração total e um conjunto de possibilidades para garantir a relevância no Outlook.com, um serviço de e-mail que proporciona aos anunciantes a possibilidade de alcançarem uma audiência mundial de 41 milhões de utilizadores por dia.

O Imagens de Marca aproveitou para entrevistar Rui Freire, diretor da Microsoft Advertising em Portugal, por ocasião deste lançamento.

I.M.(Imagens de Marca): Que razões levaram a Microsoft a lançar este novo formato de publicidade? Sentiram alguma necessidade por parte do mercado?

R.F. (Rui Freire): O formato VersaTiles foi construído tendo em conta as necessidades quer dos utilizadores, quer dos anunciantes, respeitando a privacidade dos primeiros, logo não usa o conteúdo do email para efetuar targeting da campanha, ao contrário de outras plataformas semelhantes. Desta forma a experiência decorre num ambiente de extrema confiança, o que é claramente uma vantagem já que os utilizadores percebem quem respeita e quem não respeita o seu “espaço”. A conta de email é algo muito pessoal, e no caso das plataformas de email que não têm este cuidado, os principais afetados serão as marcas que serão encaradas como intrusivas. Isto nunca vai acontecer no Outlook já que a privacidade do utilizador é aspeto primordial. Como consequência, os utilizadores sentem-se seguros quando usam o Outlook.

Por outro lado, os anunciantes têm a capacidade de envolver estes mesmos utilizadores de forma mais eficiente, qualitativa e relevante, através de formatos com elevada capacidade de interação e que apenas serão despoletados aquando da visualização de emails comerciais e nunca nos pessoais.

I.M.: Que benefícios este formato traz para as marcas?

R.F.: São formatos simples com elevada capacidade de engagement já que permitem ter toda a mais valia de serem usados conteúdos rich media que amplificam a experiência do utilizador para um nível de interação bastante elevado. Podemos ter galerias de imagens, vídeos, entre outras possibilidades.

Outro benefício associado é o de apenas aparecer um anunciante por página vista. Logo menos ruído e menos concorrência, ao contrário de outras plataformas onde os anunciantes aparecem sempre num ambiente onde estão vários formatos com diferentes marcas a competir pela atenção do utilizador. Assim, estamos perante um formato bastante versátil, que pode ir do mais complexo, como o Media Showcase, o Catalogue ou até um Online Retailer, passando pelos mais simples como o One-Tile (igual ao formato usado no Facebook), o Two Tile ou o Brand Two Tile.

I.M.: Este formato já foi testado por algumas marcas a nível nacional, como a Zon e a Seat. Que resultados têm sido obtidos?

R.F.: O formato usado quer pela Zon quer pela Seat foi um dos formatos premium, o Media Showcase. Formato que privilegia o aspeto qualitativo em detrimento do quantitativo. O objetivo é criar uma experiência imersiva ao utilizador sem sair do Outlook, disponibilizando conteúdos relevantes tais como vídeos e galerias de imagens que proporcionam um nível de engagement bastante superior comparativamente aos formatos mais simples. Nestes casos em que usamos formatos premium o objetivo acima de tudo é gerar brand awareness e maximizar taxas de interação em detrimento de geração de tráfego para o site. Neste último caso devem ser usados os formatos One-Tile, Two-Tile ou o Brand Two-Tile.

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Francisco Branco

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