No início do ano durante uma reportagem sobre a marca Cavalinho, em que fomos à sede e fábrica da marca, aproveitámos para conhecer também aquele que diziam ser o maior presépio em movimento do mundo. Criado há mais de 8 anos, está aberto ao público durante seis meses, de outubro a março, e todos os anos recebe a visita milhares de pessoas. Uma tradição que tem aumentado a notoriedade junto dos consumidores e uma maior ligação com os mesmos.
Para Manuel Azevedo, Fundador e Diretor Geral da Cavalinho, esta é uma forma de humanizar a marca. “O presépio dá um certo protagonismo à marca, porque uma grande parte dos nossos visitantes são consumidores da marca Cavalinho e, como tal, sentem-se reconfortados porque sentem que estão a usar um produto que não vê só a sua parte comercial, mas vê também a sua parte humanitária. E é a parte humana que realmente importa nos dias de hoje”, afirmou.
Esta semana o Presépio da Cavalinho foi reconhecido internacionalmente. O Guinness World Records identificou-o como “O Maior Presépio do Mundo em Movimento”. No total, foram consideradas 162 figuras mecanizadas alusivas ao nascimento de Jesus, mais 122 que o anterior recorde. O título pertencia a um presépio do México com 40 figuras registadas. Apesar de o presépio contar com mais de 7000 peças, Pravim Patel, representante do júri do Guiness, explicou que só puderam ser contabilizadas as figuras diretamente ligadas ao nascimento de Jesus, que tenham movimento numa das partes do corpo e diferentes entre si.
O que começou por uma paixão do Diretor Geral da Cavalinho acabou por terminar no livro do Guinness. O fundador, mentor deste projeto, considera que a atribuição do Guinness vem apenas esclarecer as dúvidas que pudessem existir visto que os próprios artesões das peças já o consideravam como o maior do Mundo.
Espalhado por várias salas, no total o presépio ocupa um espaço de 3500m². Ali é possível ver cenas relacionadas com a vida de Jesus, do tempo dos romanos e egípcios, o encontro da irmã Lúcia com o Papa João Paulo II, a aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, o “Bailinho da Madeira” com figuras icónicas da Ilha, e até Amália Rodrigues a cantar o fado acompanhada por Vasco Santana, entre muitas outras figuras e momentos históricos. Existe também uma sala de cinema com o filme exclusivo “Cavalinho, o Mundo Mágico II”, do realizador Cláudio Sá.
O Presépio está aberto até dia 7 de março, com entrada gratuita.
E lindo
onde fica o presépio ?
mas é lindo
dá orgulho ser português!!!
Em nome da Casa do Povo de Godim(Peso da Régua)parabéns ao gerente de emblemática marca cavalinho, sentimos orgulho de ser portugueses, tirei fotos e trouxe DVD mas, aconselho a ver ao vivo.
Estive lá hoje e é digno de ver. Adorei. Vou repetir a visita e tentar levar os meus netos
estiva lá hoje e é simplesmente maravilhoso…digno de ver. vou voltar e tentar levar os netos