Foram apresentadas as tendências de futuro do setor das TIC em Portugal para 2014 e as expectativas são animadoras face aos anos anteriores, segundo a IDC. Expetativas animadoras que podem impulsionar as organizações nacionais, desde as empresas, ao setor financeiro, passando pela Administração Pública
A IDC, empresa líder mundial na área de Market Intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo apresentou os ‘Sinais de Recuperação Aceleram a Transformação Digital com Base na 3ª Plataforma’ onde uma das principais conclusões afirma que depois de uma quebra verificada ao longo dos últimos 5 anos no setor, o crescimento poderá rondar o 1%.
A internacionalização vai continuar no radar das empresas tecnológicas nacionais até porque o crescimento global do setor ronda os 5% e o Valor vai migrar para as Tecnologias da 3ª plataforma, ou seja, tecnologias ligadas à mobilidade, aos serviços cloud, às tecnologias sociais e de Big Data.
Entre as outras tendências previstas para 2014 está a utilização dos equipamentos móveis como ferramentas de acesso à informação, até porque se estima que as vendas devem crescer 12% face a 2013.
O Cloud Computing é uma realidade em Portugal mas vai enraizar-se ainda mais e a IDC prevê que mais de 50% de médias e grandes organizações nacionais utilizem serviços cloud em 2014.
Comentários (0)