A data escolhida não podia ser mais oportuna, o Fórum do Consumo escolheu o ‘Dia Internacional da Mulher’ para realizar a sua 4ª conferência no ISCTE, em Lisboa. Para tentar perceber se o consumo tem sexo, na conferência foram apresentados 3 estudos desenvolvidos pela Kantar Worldpanel, GfK e Cetelem.
Em declarações ao Imagens de Marca, José António Rousseau, Presidente do Fórum Consumo, afirma crer que “hoje em dia há uma maior miscigenação nos consumos” e acrescenta que os homens atualmente consomem coisas que outrora pertenciam ao universo feminino e vice-versa.
Já as conclusões apresentadas por António Gomes, diretor geral da GfK Metris, apontam que o comportamento do homem no consumo assemelha-se ao comportamento de caçador que remonta o hábito ancestral de caçar, o consumo do homem é mais objetivo e racional no modo como planeia a compra. Relativamente ao consumo da mulher, o estudo da GfK revelou que se mostram mais ‘coletoras’. Mostram-se mais observadoras e comparativas.
Marta Santos, diretora de clientes da Kantar Worldpanel, acrescentou que a mulher ainda é um elemento decisivo no que diz respeito às compras de grande consumo para o lar por estarem mais inseridas em contextos familiares.
Os dados do Banco Cetelem revelam os homens continuam a liderar nos pedidos para crédito automóvel (69%). Já nos outros setores de distribuição ou de crédito pessoal direto os números revelam-se mais equilibrados, com o sexo masculino a mostrar-se ligeiramente mais predominante que o feminino (55%).
O Imagens de Marca esteve na conferência, conheça melhor os tópicos que foram abordados na reportagem acima.
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