Nuno Pinto Magalhães: novo Grão-Mestre da Confraria da Cerveja

17 de outubro de 2013

Nuno Pinto Magalhães: novo Grão-Mestre da Confraria da Cerveja

Braga, aquela que dizem ser a cidade dos Arcebispos, recebe hoje a XI Entronização da Confraria da Cerveja que reúne, em Portugal, os apaixonados por esta bebida. A Entronização é o momento que consagra a missão dos Confrades de defenderem o património da cerveja, promovendo e comemorando os seus benefícios nas suas várias vertentes. O evento tem como objetivo celebrar a sua cultura, tradição e, também, a importância socioeconómica que tem em Portugal.

A cerimónia, que decorre no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, conta com a presença de nomes como Anabela Baldaque (Estilista), Fernanda Freitas (Apresentadora de TV), Aurora Cunha (ex-Atleta), Sónia Araújo (Apresentadora de TV), Elsa Barreto (Estilista), Vítor Baía (ex-Internacional de Futebol), João Paulo Girbal (Presidente da Centromarca), José F. G. Mendes (Vice-Reitor, Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Minho), Mesquita Machado (Presidente da CM de Braga), entre outros.

Após a cerimónia, todos os Confrades presentes, antigos e novos, desfilam pela principal rua pedonal de Braga e realizam um brinde a todos os bracarenses na Praça da República, sempre ao ritmo da Percussão Universitária do Minho (IPUM). Este é um momento de envolvimento com a população da cidade e demonstração da convivialidade que a cerveja representa.

A XI Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja fica ainda marcada pela despedida de Alberto da Ponte como Grão-Mestre, ao passar o testemunho a Nuno Pinto de Magalhães, atual Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, na imagem. Relembramos que Alberto da Ponte foi o primeiro português a presidir a “The Brewers of Europe”, órgão que reúne as associações nacionais cervejeiras de 27 países europeus.

A Confraria da Cerveja foi criada em abril de 2003, como uma entidade sem fins lucrativos e conta já com mais de 400 Confrades. A instituição promove a paixão pela cerveja em Portugal, entronizando anualmente Colaboradores das Cervejeiras (Confrades Mestres), Personalidades/Líderes de Opinião (Confrades de Honra) e Parceiros do negócio Cervejeiro Português (Confrades Protetores) procurando torná-los Embaixadores da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.

O Palácio da Bolsa no Porto recebeu a I Confraria, que tem passado, todos os anos, por vários locais do país. O ano passado foi em Coimbra e, este ano, chega a Braga.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.