“Hoje nasce um novo operador de telecomunicações em Portugal”. As palavras são de Miguel Almeida, presidente executivo da NOS, durante a apresentação da nova marca que teve lugar na FIL, para cerca de 6 mil colaboradores da empresa. Aos jornalistas, Miguel Almeida frisou que este processo não se trata de um rebranding. Mais que uma marca, o processo de fusão entre a ZON e a Optimus dá lugar à NOS, um novo operador que ambiciona ser líder de mercado.
“A nova marca é um passo muito importante na afirmação da nossa estratégia. A NOS é uma nova empresa de telecomunicações e multimédia, que surgindo da junção da Zon e da Optimus, será mais do que a soma destas duas grandes empresas. É uma empresa portuguesa que nasce para fazer a diferença no nosso mercado e que queremos que seja a primeira escolha dos portugueses”, afirma Miguel Almeida presidente executivo da NOS.
A nova marca vai ser transversal a toda a oferta da empresa onde se inclui televisão, móvel, internet, telefone e cinema e pretende entregar “a melhor experiência de comunicação e entretenimento”. Para alcançar esse objetivo Miguel Almeida refere que vão investir mais de mil milhões de euros num prazo de cinco anos, ou seja, até 2019. Apesar deste valor, Miguel Almeida não revelou o investimento na criação da nova marca, nem na produção da campanha publicitária.
A apresentação da marca contou com dois grandes eventos. Se a FIL foi o palco para mais de seis mil colaboradores conhecerem a nova marca que resulta da fusão entre a Zon e a Optimus, a Praça do Município foi o local escolhido para apresentar a marca aos portugueses. Os La Fura Dels Baus, de origem catalã, deram forma ao conceito “Há mais em nós”, um espetáculo multimédia desenvolvido com o intuito de apresentar a nova identidade da marca, a linha gráfica e reforçar os territórios onde a NOS está presente. Durante cerca de uma hora, performances, vídeo-mapping a 360º, projeções em cortinas de água e fogo-de-artifício recriaram o universo da marca NOS.
A NOS foi criada pela Wolff Olins mas também a RMAC, Arena e a Havas estiveram envolvidas no processo. A Havas Worldwide trabalhou a criatividade da campanha multimeios que chega agora à rua ao som da música dos Queen “Don’t stop me now” e que pretende demonstrar que “Juntos somos melhores”. Depois de uma fase de teaser que decorreu desde o dia 12, a campanha leva a todos os portugueses uma mensagem de entusiasmo e otimismo com aposta nos conteúdos que fazem parte da oferta comercial da NOS.
Tenho imensa curiosidade em saber realmente qual o “valor” de toda esta mudança.
Acho que a nova imagem é extremamente fraca comparativamente com as duas anteriores, as quais eram muito forte e marcantes (ZON e OPTIMUS) até agora graficamente estão a perder muiiiiiito terreno para a MEO…