Chocolates ou amêndoas? Amêndoas de chocolate ou chocolate com amêndoas? Dúvidas que se instalam na altura da Páscoa, momento do ano em que, juntamento com o Natal, a corrida a este tipo de produtos aumenta.
Quem ganha este duelo no ringue do consumo? O chocolate está claramente em vantagem. O setor das amêndoas regista uma queda superior e é cada vez mais de consumo sazonal. A resposta é dada ao Imagens de Marca pelas associações que regulam o setor, a ACHOC (Associação dos Produtores de Chocolates e Confeitaria) e a ANCIPA (Associação Nacional de Comerciantes e Industriais Produtores de Alimentos).
Em Portugal o mercado de chocolate vale 200 mil euros e as previsões de queda para este ano rondam os 5%. Já o mercado das amêndoas está diminuir. A ANCIPA avança mesmo que as amêndoas são procuradas cada vez mais nas épocas festivas, altura em que concorrem com outros produtos, como os ovos de chocolate. Aliás, 80% das vendas das amêndoas referem-se ao período da Páscoa. Já nos chocolates o Natal e a Páscoa juntos representam 60% das vendas.
A ACHOC avança outros números referentes ao chocolate: o consumo anual de chocolates, em Portugal, é de 1,5 kgs por pessoa, enquanto em Espanha, França, Itália e Grécia, países com clima semelhante ao nosso, este consumo se situa entre os 3,5 e os 4 Kgs.
A associação explica estes valores com o facto de em Portugal existirem muitos mitos em torno do chocolate e da saúde e por ser considerado essecialmente um produto de oferta. O que leva, tal como nas amêndoas, a uma maior sazonalidade na aquisição e consumo. Realidade que a ASHOC está a tentar inverter, incentivando os portugueses a um consumo moderado, mas regular.
Outro dos fatores que tem ajudado à quebra do setor das amêndoas é o aumento da matéria prima. Ponto que também se verifica com o cacau. No entanto, a ACHOC afirma que osprodutores de chocolates têm feito um enorme esforço para que esse aumento das matérias primas não se reflita na mesma proporção no preço dos produtos.
Quando se refere os principais players do mercado… no que diz respeito às amêndoas a ANCIP destaca a Confeitaria Nova de Lisboa, a Viera de Castro, a Calimenta, a Nunes Sequeira e a Confeitaria Arca e Arcádia. No chocolate a ACHOC salienta a Nestlé, a Mars, a Ferrero e a Imperial.
in your question. i think they’ll unatdsernd that. i agree with you. it is better to get a better phone than spend your money on cellphone just to fix it. i’ll be getting new phone too. i don’t care if it cost much than what i have now, as long as it is much tougher than this one. that way i won’t spend my money just for repair. it’s useless
Wow, you put so much detail into this, love the gibnrrgeead vegan village!! My favorite part is the vegan mini mall, as I’ve been dreaming of visiting that in Portland!Keep the fun videos coming! p.s. the raw chocolate sounds great too.