O Natal está próximo e os níveis de consumo mantêm as tendências ascendentes, mas os padrões estão bem diferentes e não são alheios ao preíodo de crise que se vive, é o que revelam os resultados do Xmas Survey 2010 da Deloitte.
Os consumidores estão com uma nova atitude perante ao tipo de produtos a comprar, o preço, o número de presentes e o papel das marcas.
As prioridades na compra centram-se, agora, na utilidade dos presentes (98% dos portugueses), na necessidade de reduzir o montante gasto em cada um (96%) e na procura do melhor preço (94%).
O Xmas Survey 2010 marca a 13ª edição da análise anual da Deloitte sobre as intenções de compra dos europeus na época do Natal e Ano Novo. Este ano, o estudo abrange 19 países. A recolha de informação foi feita durante as duas últimas semanas de Setembro, com uma amostra total de 20.655 inquiridos.
“Os consumidores estão perante conflito de influências. Estão claramente divididos entre um ambiente económico desfavorável e a existência de novos produtos inovadores no mercado. Para continuar a interagir com os consumidores, os fabricantes e retalhistas necessitam de incorporar os novos media nas suas ferramentas de comunicação, uma vez que estão a ganhar terreno à publicidade tradicional na orientação das escolhas dos consumidores”, explica Sérgio do Monte Lee, da Deloitte Portugal. TS
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