21 de janeiro de 2014

“Não perca tempo. Salve uma vida”

“Não perca tempo. Salve uma vida – o enfarte não pode esperar!” é uma iniciativa europeia lançada pela European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) e do EuroPCR. A iniciativa está presente em 10 países, incluindo Bulgária, França, Grécia, Sérvia, Espanha, Turquia, Egipto, Itália, Roménia e Portugal. Em Portugal, é apoiada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) com o objetivo de melhorar o acesso dos doentes, com enfarte agudo do miocárdio, à angioplastia primária.

A iniciativa lança agora uma campanha com novos embaixadores em Portugal, Rita Blanco e Miguel Guilherme, que se juntam assim aos apresentadores Isabel Angelino e Cláudio Ramos e a fadista Mafalda Arnauth. Os dois atores promovem vídeos, disponíveis no facebook e youtube da campanha, onde alertam a população portuguesa para a sintomatologia do enfarte agudo do miocárdio e saber como agir em caso de emergência, ligando 112.

Para o Dr. Hélder Pereira, Presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e Champion da iniciativa Stent for Life em Portugal, “Foi com enorme orgulho e prazer que pudemos contar com a presença de personalidades ilustres da nossa sociedade para a gravação destes testemunhos. Acreditamos que o contributo da Rita Blanco e do Miguel Guilherme servirá para consciencializar a população portuguesa para os sintomas de um enfarte agudo do miocárdio, cumprindo assim os objetivos delineados pela iniciativa, em Portugal.”

Em Portugal, só no último ano, foram registadas cerca de 7.000 mortes devido ao enfarte agudo do miocárdio. Com a participação dos novos embaixadores Stent for Life, a iniciativa pretende chegar assim ao maior número possível de portugueses e sensibilizar a população para os riscos desta doença cardiovascular.

O vídeo da campanha foi gravado no final do ano passado no teatro Turim, em Benfica. Realizado e produzido pela produtora independente Periquito Filmes. O Imagens de Marca mostra-lhe o making of da campanha no vídeo em cima.

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Sandra Pinto Barata

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