mySugar personaliza açúcar e chocolate mySugar personaliza açúcar e chocolate

14 de junho de 2012

mySugar personaliza açúcar e chocolate

E se lhe oferecessem um chocolate com a sua cara na embalagem do produto? E se fosse um pacote de açúcar com ilustrações feitas só para si e até com o seu nome inscrito? Ana Rita Gonçalves, comercial, e Hélder Bernardo, designer, criaram a mySugar. É uma empresa portuguesa que personaliza pacotes de açúcar e até “veste” chocolates. São já milhares os clientes a nível nacional e internacional, entre os quais estão vários hotéis, uma companhia aérea e agências de publicidade, sendo que a empresa trabalha sobretudo para particulares e lojas gourmet. A crise aqui não entra. A chave para o sucesso é simples: criatividade e inovação. O Imagens de Marca falou com um dos fundadores da mySugar. Ora veja como tudo funciona.

IMAGENS DE MARCA (IM): Como é que surgiu a ideia de criar a mySugar?

ANA RITA GONÇALVES (AG): A mySugar surgiu em 2007. Os dois sócios fundadores eram colecionadores de pacotes de açúcar. Em Portugal não existia qualquer possibilidade de personalizar pacotes de açúcar em quantidades pequenas e com boa qualidade para o mercado do colecionismo e de festas particulares. Na tentativa de colmatar esta falha, os dois sócios procuraram fornecedores em Itália. Encontraram fornecedores para os produtos que imaginavam (que ainda hoje fornecem a mySugar) e criaram a empresa. O nome mySugar vem exatamente da sua génese, empresa que personaliza pacotes de açúcar em quantidades pequenas por forma, que qualquer um pode ter o “seu açúcar”.

IM: De que forma é que a empresa se posiciona no mercado?

AG: A nossa empresa trabalha essencialmente para clientes particulares e para pequenas lojas gourmet e chocolatarias. Ultimamente tem lançado produtos para o mercado do Turismo de Lisboa. Trabalhamos num mercado de nicho de produtos personalizados e de chocolates de qualidade.

IM: Qual foi o investimento para a criação da mySugar. E o atual?

AG: O investimento para a criação da mySugar foi de cerca de 25.000 euros. Neste momento a empresa vai crescendo com o capital que vai gerando no seu próprio negócio. Não temos colocado dinheiro nosso na empresa. Investimos os lucros em novos negócios e novas formas de divulgação. Ainda este ano fizemos um investimento grande num novo site e num estudo de identidade de marca, de onde nasceu a mySugar Creations (a arte de vestir os chocolates).

IM: Como é que se veste um chocolate? 

AG: O chocolate tem associado a si uma sensação de prazer, luxúria e deleite. Envolver esta sensação de modo a ser adquirido para o próprio ou de modo a ser oferecido a outros passa essencialmente por o envolver em ilustrações e mensagens gráficas que se encaixem neste contexto. O que veste o chocolate transmite a mensagem, no seu interior reside adormecido o prazer para quem o irá degustar. A diversidade de mensagens está patente na diversidade de roupagens que já demos ao chocolate e muitas que certamente ainda virão.

IM: De que forma é o que o cliente pode solicitar um produto personalizado?

AG: Fazemos produtos personalizados tanto nos chocolates [2,80 preço mais baixo] como nos pacotes de açúcar [140 unidades custam 45 euros, quantidade mínima produzida pela empresa]. O cliente pode fazer o pedido e o envio das imagens por mail. No nosso site em www.mysugar.pt, na zona mySugar Places. Temos uma loja online onde podem ser vistos alguns dos produtos que personalizamos e produtos que temos para o mercado dos casamentos, festas particulares e pacotes de açúcar.

IM: Em Portugal, que mercado é que a empresa já conquistou?

AG: Em Portugal a empresa já conquistou todo o território nacional e ilhas. Já somos bastante conhecidos no mercado das personalizações de chocolates e pacotes de açúcar. Trabalhamos muito para clientes particulares uma vez que temos a capacidade de fornecer quantidades pequenas a preços razoáveis, mas também trabalhamos bastante para agências de publicidade. Fazemos muitas vezes campanhas de marketing em pacotes de açúcar e chocolates para grandes empresas. Temos ainda alguns clientes na área da Hotelaria, Aviação e Restauração.

IM: E que expressão tem a mySugar no estrangeiro?

AG: A mySugar ainda não iniciou a exploração do mercado externo, mas o alargamento para o mercado espanhol faz parte dos nossos planos a curto prazo.

IM: Para os produtos personalizados a empresa trabalha com ilustradores.

AG: A mySugar pretende criar um banco de ilustradores nacionais com a capacidade de representar graficamente um conjunto de mensagens e emoções que os clientes procuram nas suas tabletes. Do número atual de ilustradores temos situações de serem resultado de concursos de ilustrações, outros de candidaturas espontâneas com um trabalho na linha do que procuramos ou então no contacto direto que fazemos com o desafio de entrarem no projecto. Num misto de fator motivacional e de sustentabilidade, a mySugar reserva uma percentagem do preço dos chocolates para os ilustradores que lhes deram origem.

IM: A mySugar abriu a primeira loja em Aveiro, em 2009. Para quando a abertura de outros espaços no país?

AG: A mySugar não tem como objetivo abrir mais lojas no país. A nossa estratégia de crescimento passa por ter um produto apetecível e encontrar outras lojas que vendam os produtos mySugar.

Neste momento já revendemos para um número razoável de lojas em todo o país, com maior incidência na zona de Lisboa. Publicitamos as lojas nossas parceiras no site da mySugar Creations e através um Mapa de Portugal podem ser consultadas as lojas por distritos.

Estamos abertos a novas parcerias com lojas para revenda dos nossos produtos e os que representamos.

IM: O novo chocolate desenvolvido pela “mySugar” é 100% nacional. Que caraterísticas tem esse chocolate?

AG: O chocolate mySugar.Creations é 100% nacional. Foi desenvolvido em conjunto com uma empresa nacional para a mySugar, depois de termos testado várias receitas. De momento dispomos apenas da variante de chocolate de leite nas tabletes de chocolate, mas muito em breve faremos o lançamento do chocolate negro.

IM: Onde são confecionados os produtos da mySugar?

AG: Os produtos da mySugar são confeccionados e embalados em fábricas de chocolate devidamente certificadas para o efeito. No atelier da mySugar é feita apenas a personalização final, colocação do rótulo a gosto do cliente.

IM: Continuam a ser colecionadores de pacotes de açúcar? O colecionismo foi o ponto de partida para o contacto com colecionadores de outros países?

AG: O colecionismo foi o ponto de partida e talvez o principal impulsionador. Ser colecionador é algo que não se perde, mas que se pode viver com uma intensidade distinta, mas sempre presente. O colecionismo tem servido em alguns casos para estender a visibilidade da marca mySugar para outros países, e assegurar uma presença discreta e potenciadora de expansão para outros mercados.

IM: Quais são as novidades da “mySugar” para 2012?

AG: As palavras-chave da presença da mySugar no mercado têm sido a criatividade, originalidade e acima de tudo dinâmica de adaptação e criação. Até ao final de 2012 muitas poderão ainda ser as novidades que a mySugar pode disponibilizar aos seus clientes. Mas no tempo que já decorreu foi possível ver um surgimento de novos produtos complementares, alguns seguindo a mesma linha de ilustração base usado nas tabletes mySugar Creations.

Seguir a mySugar, quer no facebook (com maior dinâmica) quer no site web em www.mysugar.pt é essencial para estar a par de todas as novidades.

IM: Há um projeto para a empresa entrar no livro de recordes do Guiness. Que projeto é esse?

AG: Lançamos em 2007 um projeto ambicioso de fazer uma série de pacotes de açúcar com 1200 pacotes diferentes. Neste momento já foram lançados cerca de 400 pacotes e continuaremos com o lançamento até termos atingido os 1200 pacotes. Será a maior série de pacotes de açúcar do mundo.

IM: A empresa surgiu em 2007. Como é que está a lidar com a actual crise económico-financeira?

AG: Uma vez que estamos constantemente a inovar os produtos e a ajustar às necessidades dos clientes, não temos sofrido a crise. As nossas vendas têm aumentado todos os anos de uma forma sustentada e nos vários anos de atividade tivemos sempre lucro. O estar sempre perto do cliente perceber o que quer e as limitações do mercado têm sido um fator decisivo para a mySugar.

IM: Quais são as bases para o bom funcionamento da empresa, além da criatividade?

AG: Certamente é essencial o conhecimento profundo e permanente de toda a envolvente, quer a nível de concorrência, fornecedores, quer a nível de potenciais parcerias. E em muitos casos tem sido a alavancagem de parcerias estratégicas que tem ajudado ao bom funcionamento.

Muitas vezes em Portugal temos medo de nos associar e de fazer parcerias, é uma das limitações do país. A mySugar não quer correr o risco de abrir novas lojas, prefere fazer parcerias com outras lojas que já existam e que agradecem a venda dos nossos produtos. São parcerias em que todos podemos ganhar.

Não temos de ter medo que nos roubem as ideias temos é de ter sempre capacidade para ter ideias novas quando alguém copiar as antigas. É a diferença entre copiar e inovar. Os copiadores têm medo de ser copiados e guardam os segredos a 7 chaves, os inovadores acreditam nos produtos e na sua capacidade e fazem parcerias para chegar ao mercado.

Mas acima de tudo, tudo isto é possível com o esforço pessoal de que está todos os dias presente na empresa para por os processos em funcionamento e colocar a criatividade aplicada a produtos concretos e passíveis de ser consumidos no mercado.

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Elisabete Pato

Comentários (2)

  1. Parabéns à MySugar! Excelente entrevista, adorámos o conceito e concordámos com os pontos de vista. A MySugar é uma empresa Portuguesa, concerteza!

    por: Eli´s Gourmet,

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