Poderia pensar-se que, como na maioria das tecnologias online, são os homens que estão por trás do sucesso das redes sociais. Mas esta é uma ideia errada, afirma o financesonline.com. O site realizou uma pesquisa junto dos utilizadores norte-americanos, para perceber a forma como homens e mulheres utilizam as redes sociais e chegou à conclusão que são precisamente as mulheres que estão mais presentes e passam mais tempo nestas plataformas.
Nenhuma rede social comprova tão bem a dominância feminina como o Pinterest. Com um valor estimado de 7.7 mil milhões de dólares, o Pinterest foi a rede social que mais rápido cresceu em 2013, em muito devido ao público feminino. Nos Estados Unidos, 33% das mulheres têm conta nesta rede social, contra apenas 8% dos homens. São, assim, as mulheres que têm contribuído para aumentar o valor de empresas como o Pinterest, mas também como o Instragram e Tumblr, por exemplo.
De acordo com o estudo, o Facebook é utilizado por 76% das mulheres norte-americanas, contra 66% dos homens. O Tumblr conta com 54% de utilizadores do sexo feminino contra 46% do sexo masculino. Já o instagram conta 20% mulheres e 15% homens e no Twitter os dados estão mais equilibradas: 18% mulheres e 17% homens. Apenas no Linkedin os homens ultrapassam, com 24% contra 19% das mulheres. A grande conclusão é que os homens dominam apenas uma das seis redes sociais mais utilizadas.
Outra tendência analisada pelo site, é o facto de as mulheres sobressaírem também no acesso a redes sociais através do telefone: 46% usam os smartphones contra 43% dos homens. No tablet, também são as mulheres a dominar: 32% das mulheres contra 20% dos homens.
O site em causa revela, ainda, que são as mulheres quem mais interage com marcas nas redes sociais, enquanto os homens focam a atenção para sites de desporto. Por isso mesmo, o financesonline.com alerta os marketers para a oportunidade que têm nas redes sociais, de forma a posicionar as suas mensagens para o público feminino, mais presente nestas plataformas.
Veja aqui a infografia feita para o estudo.
Comentários (0)