As scooters fizeram uma paragem em Lisboa e até 24 de Outubro pode ver-se uma retrospectiva destas motas, que marcaram os anos 50 e 60, no MUDE – Museu do Design e da Moda.
Desde as italianas Vespa e Lambretta até às alemãs Heinkel são várias as marcas e modelos que estão em exposição. O passeio começa pelas mais antigas, do início do século, que podiam até ser confundidas com motas convencionais. Mais à frente a época de ouro, de 1945 a 1970. A maioria da exposição é dessa época e de um só coleccionador, João Seixas, que trouxe cerca de 60 scooters para o Museu.
Neste espaço estão motoretas de vários locais do Mundo: as americanas Cushman e Salsbury; as alemãs Heinkel, Goggo, Zundapp, Maico, Hércules e DKW; as italianas Vespa, Lambretta, Parilla e Moto Guzzi; e as francesas Terrot, Griffon, Bernardet, Mors e Motobégane.
No MUDE está, também, um exemplar da portuguesa Casal Carina, semelhante a uma Vespa – a tentativa portuguesa de fabricar uma scooter e com algum sucesso, principalmente na região de Aveiro onde estava a fábrica. TS
Comentários (0)