A Mota-Engil está a apostar cada vez mais na internacionalização dos negócios na área portuária, em especial no Peru. Depois de, em 2009, ter garantido uma primeira concessão no porto de Paita, no norte daquele país da América do Sul, o grupo construtor português prepara agora uma nova proposta para um segundo concurso, relativo à concessão de porto fluvial na floresta amazónica.
Eduardo Pimentel, presidente da Liscont (empresa do grupo Mota-Engil responsável pelas concessões portuárias), disse ao Diário Económico que o concurso em causa diz respeito ao porto fluvial de Yurimaguas, na Amazónia peruana, e já está a decorrer. As propostas deverão ser entregues até ao final do primeiro semestre deste ano.
De acordo com o administador da Liscont responsável pelas operações no Peru, Paulo Moutinho Neves, o investimento previsto no porto de Yurimaguas ao longo do prazo de concessão é de 40 milhões de dólares (cerca de 29 milhões de euros). Tal como no caso do porto de Paita, trata-se de uma concessão a 30 anos e o grupo Mota-Engil aliou-se ao segundo maior operador portuário peruano, o Grupo Cosmos, numa parceria detida em partes iguais. TS
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