Chegou sem aviso prévio. O Outlook.com é o novo serviço de e-mail da Microsoft, que vai substituir gradualmente o veterano Hotmail, plataforma que hoje conta com mais de 350 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Estes utilizadores continuarão a receber mensagens na sua caixa de e-mail, mas a certa altura essa “inbox” será integrada no novo serviço.
Segundo alguns analistas, este anúncio da Microsoft era, de alguma forma, expectável, depois de nos últimos anos a marca ter perdido terreno para o Gmail, serviço de e-mail do Google.
O Outlook.com vai estar intimamente ligado às atuais ferramentas sociais, tal como afirma Chris Jones, da Microsoft, no blogue oficial da empresa: “estamos a apresentar o primeiro serviço de e-mail ligado ao Facebook, Twitter, Linkedin, Google e, muito em breve, ao Skype, a fim de trazermos contexto e comunicações relevantes aos vossos e-mails”.
“Com o novo Outlook.com, o vosso e-mail pessoal ganha vida com fotografias dos vossos amigos, actualizações de estado e «tweets» que os vossos amigos partilharam convosco, a capacidade de falar via «chat» e através de videochamadas – tudo isto alimentado por uma lista de contatos atualizada que está ligada às vossas redes sociais”, explica Chris Jones.
O novo serviço de e-mail, que terá também ligação ao SkyDrive – o serviço de armazenamento de ficheiros “na nuvem” -, será gratuito, mas, ao contrário do que se poderia pensar, não incluirá anúncios, de forma a ganhar a confiança dos seus utilizadores. “O nosso nível de privacidade será superior. Ninguém constará de nenhuma base de dados nem serão mostrados anúncios”, esclarece Brian Hall, responsável máximo pelo Windows.
Quem quiser já pode aceder ao Outlook.com, disponível em 14 idiomas, incluindo Português. Foram igualmente desenvolvidas aplicações para tablets e smartphones Android.
Lamento dizer, mas prefiro a versão anterior, a do tradicional hotmail… a nova versão do outlook tem muitas lacunas e falta-lhe muitas ferramentas… e, automaticamente, sem que eu tivesse solicitado ou adicionado, o meu email ficou associado e apenas entro na nova versão, a do outlook, que por sinal é muito pobre ja que nem me deixa enviar um simples email…
Gostava que esta minha mensagem fosse publicada e não apenas os comentários que elogiam ou pelo menos que a façam chegar aos respectivos.
Obrigada,
Graciela