Começamos o dia com a notícia de que as vendas da Mercedes cresceram duas vezes mais que no resto do mundo. De acordo com o Económico, o modelo mais vendido no ano passado foi o Classe A que contribuiu com mais de 50% das vendas da marca. As vendas da Mercedes-Benz no mercado português cresceram 33,5% no primeiro trimestre de 2015, o dobro do crescimento registado a nível mundial. O que se traduz na venda de 3.886 veículos ligeiros em Portugal. A nível mundial a Mercedes-Benz subiu as vendas em 15,2% para as 458.346 unidades, muito devido ao crescimento na china e nos Estados Unidos.
Enquanto o resultado líquido da EDP no primeiro trimestre ficou praticamente inalterado face ao período homólogo de 2014. Os lucros da elétrica portuguesa estabilizaram nos 297 milhões de euros. De acordo com o Económico, esta performance é atribuída ao agravamento da seca no Brasil, associada a uma hidraulicidade abaixo da média histórica na Península Ibérica.
Já a marca de roupa da Sonae, Berg, vai estar à venda na Amazon. Numa notícia avançada pelo jornal Negócios, a partir desta semana a marca de vestuário e acessórios desportivos que o grupo criou inicialmente para a rede Sport Zone vai passar a a estar disponível nas lojas online da Amazon do Reino Unido. O convite à Sonae para a venda direta da Berg através da Amazon veio da multinacional norte-americana e o processo demorou alguns meses até estar pronto a avançar. Para além de passar a estar disponível na Amazon UK, a Berg, vai entrar brevemente em mais dois mercados: França e Dinamarca.
E o Alibaba conseguiu uma subida de 45% das receitas após as descidas das ações nos últimos meses, este resultado ficou acima do esperado, a empresa faturou 2,5 mil milhões de euros. Mas não foi o suficiente para manter Jonathan Lu como presidente executivo. Analistas citados pela Bloomberg entendem que a substituição de Lu pode ser interpretada como um sinal do grupo dado ao mercado e aos reguladores de que está disposto a fazer mudanças.
Mercedes vende duas vezes mais em Portugal do que no resto do Mundo??? É preciso cuidado com o que se escreve e com a forma como se interpretam os números.