12 de abril de 2011

Mercados Lusófonos


O Banco Espírito Santo Angola (BESA) lançou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, onde descreve as linhas de actuação e projectos empreendidos a nível nacional e internacional. O banco angolano assume a promoção do desenvolvimento sustentável como prioridade estratégica, tendo investido 2 milhões de dólares, entre 2009 e 2010, na concretização de projectos sociais.


 


Este compromisso do banco angolano tem conduzido ao apoio e promoção de diversas iniciativas relacionadas com a protecção social, apoio à educação, promoção cultural e preservação ambiental, tanto a nível nacional como internacional. A estratégia de sustentabilidade do BESA assenta em quatro pilares: económico (BESA), social (BESA Social), cultural e científico (BESA Cultura) e ambiental (BESA Ambiente). TS


 







Sustentabilidade BESA


 


BESA Social
Apoia o Programa de Ensino da Língua da Portuguesa, fundamental para reintegração de refugiados angolanos. Este projecto é implementado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e já beneficiou milhares de crianças e adultos. Paralelamente, estabeleceu uma parceria com o Ministério do Ambiente, apoiando a Campanha de Educação Ambiental, que distribui kits pedagógicos sobre Ambiente e Sustentabilidade.


De salientar, ainda, a criação em 2009 do Jornal da Saúde de Angola, em parceria com o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos. O jornal, que presta conselhos práticos sobre prevenção e cuidados de saúde, tem distribuição gratuita e uma tiragem de 21 mil exemplares.


 


BESA Cultura
Tem vindo a promover, por três anos consecutivos, o Concurso BESAFoto, dirigido a fotógrafos angolanos, realizado em parceria com o prestigiado World Press Photo. A parceria inclui uma exposição itinerante, cuja primeira edição, intitulada “Salvar e Preservar o Planeta”, esteve já presente em Lisboa, Nova Iorque e Paris, bem como várias províncias angolanas.


 


BESA Ambiente
Para além da sua actuação nacional, o BESA foi nomeado “Banco Oficial do Planeta Terra” pela UNESCO para os próximos dez anos. O banco angolano torna-se, assim, um dos principais parceiros da UNESCO, na promoção do Desenvolvimento Sustentável a nível internacional, através do Instituto do Planeta Terra UNESCO, entidade com a qual tem desenvolvido várias iniciativas a nível global.


Para 2011, estão planeadas iniciativas ainda mais ambiciosas. Em parceria com o Ministério do Ambiente de Angola, o BESA pretende criar cinco comités provinciais do PEI e lançar um projecto de formação de activistas em educação ambiental, que envolverá as embaixadas angolanas no mundo. O Ministério pretende igualmente criar uma aldeia ecológica no Kwanza-Sul, onde serão promovidos os produtos naturais da província e diversas iniciativas de educação ambiental. 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.