28 de fevereiro de 2011

Mercados Lusófonos

A empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN), o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o CaixaBI, detidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), assinaram um protocolo para a prestação de serviços em Moçambique.


 


O protocolo tem como objectivo “a definição da prestação de serviços de assessoria financeira por parte dos bancos para os projectos a serem desenvolvidos pela REN em Moçambique”, refere uma nota do BCI.


 


Ao abrigo do acordo, a REN irá prestar serviços de assessoria de engenharia aos dois bancos, no âmbito dos projectos no sector energético a serem financiados pelo Grupo CGD em Moçambique.


 


O acordo pretende ainda criar “condições adequadas ao processo de internacionalização da REN – Redes Energéticas Nacionais para Moçambique”, sublinha a mesma nota.


 


O plano visa ainda “reforçar a posição dos bancos como entidades financeiras de referência” em Moçambique na vertente da banca de investimentos e da banca comercial, destaca o BCI.


 


No âmbito do protocolo, a REN criará “capacidade no que respeita ao seu vasto 'know-how' nas áreas de planeamento de infra-estruturas, gestão de projectos e operação de sistemas eléctricos em operações que os Bancos participem, nomeadamente enquanto eventual accionista ou prestador de serviços de consultoria técnica”, diz BCI.


 


A REN, uma concessionária de Redes de Transporte de Energia, tem vindo a desenvolver projectos de internacionalização da sua actividade, nomeadamente África e Brasil.


 


O Caixa BI é a plataforma de banca de investimento do Grupo CGD, tendo como mercado alvo as grandes e médias empresas, institutos públicos e autarquias, investidores institucionais e promotores de grandes projectos de investimento.


 


O BCI é a segunda maior instituição financeira de Moçambique, com uma quota de mercado superior a 30%. É detido maioritariamente pela CGD, com 51% do capital do banco. TS


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasParceria em Moçambique

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.