3 de novembro de 2010

Mercados Lusófonos

Avanços


 


«O vento e as ondas estão sempre do lado dos melhores marinheiros»,


Edward Gibbon


 


Tive o privilégio de ser aluno de António Horta Osório nos bancos da universidade. Não é todos os dias que vemos nossos professores a ascenderem a lugares de topo a nível mundial. Horta Osório acaba de ser nomeado para CEO do Lloyds Bank, um dos maiores e mais antigos bancos ingleses, de enorme reputação e uma das maiores bandeiras do sistema financeiro britânico.


Para os que conhecem o percurso de António Horta Osório, esta notícia não tem nada de inesperado. É antes uma agradável notícia e o reconhecimento de uma carreira sempre caracterizada pela capacidade de liderança e de gestão deste português que já deixara marcas no Grupo Santander, primeiro em Portugal, liderando o Santander Portugal e, posteriormente o Santander Totta, e depois transferindo-se para o Reino Unido, onde conduziu a entrada e a consolidação do grupo naquele mercado, primeiro através da compra do Abbey, e depois na fusão do Aliance & Leicester e Bradford & Bingley.


Não é por acaso que o governo britânico lançou o desafio a Horta Osório. O Lloyds vive momentos difíceis, após a integração do já problemático HBOS, resultado da fusão do Halifax com o Bank of Scotland. Recordo que o Lloyds foi parcialmente nacionalizado após o estalar da crise do subprime, resultando daqui uma participação da coroa britânica no capital do banco em cerca de 40%.


Os desafios para Horta Osório são enormes: o Lloyds continua num importante processo de reestruturação e de consolidação para os quais será necessária perseverança e um enorme conhecimento do negócio e dos impactos que as heranças das contas passadas podem vir a ter no futuro.


E o governo inglês não hesitou. Recrutou um português com elevadas capacidades, mérito e provas dadas. Mais um exemplo de portugueses entre os melhores do Mundo.


 


Recuos


 


«Se queres provar-nos que és competente em agricultura, não o proves semeando urtigas»,


Georg Lichtenberg


 


José Pedro Aguiar-Branco é um destacado membro do Partido Social Democrata. Trata-se de um importante deputado da bancada laranja, recentemente candidato à liderança do maior partido da oposição. Aguiar-Branco, na sua intervenção no parlamento português aquando da discussão da proposta de Orçamento de Estado para 2011, dirigiu-se ao hemiciclo, em tom desafiador, convicto de que o Primeiro-Ministro de Portugal “vai ter de passar pela vergonha de ser demitido”.


Tenho saudades do sentido de Estado e da nobreza da participação na coisa pública. Sempre tive como certo que a Assembleia da República é a «casa do povo» porque estão lá os seus representantes, por si eleitos. E as palavras que são proferidas no calor aceso do debate politico-partidário entristecem o povo que elegeu os seus representantes.


O que pensará Horta Osório quando lê as notícias do seu país? O que pensarão os portugueses que lutam diariamente por acrescentar valor à sua economia e por preservar a imagem de Portugal?


O discurso da ira política, do confronto verbal não cria valor para Portugal. Antes, corrói-o e enfraquece a força do colectivo que cada vez menos se revê nas palavras azedas e nos murmúrios que se ouvem no debate parlamentar, com os degradantes apoios dos colegas de bancada que vão soltando mecanicamente um “muito bem, muito bem”.


Os portugueses vão passar mal nos próximos tempos. Palavras como as de Aguiar-Branco não ajudam a construir. Antes, acentuam a destruição da confiança e da credibilidade. É que as mesmas demoram tempo a alcançar e bastam apenas alguns segundos para as demolir.




Quadro Resumo da semana







AVANÇOS


António Horta Osório será o CEO do Lloyds Bank. 


 


RECUOS
Ausência de moderação verbal no debate parlamentar do OE 2011.



 


Balanço da semana


 


AVANÇO – Os portugueses são competentes e dão cartas no exterior. Horta Osório é disso um exemplo, e demonstra-o com a sua competência e com a sua experiência. É mais um português que tem oportunidade de provar… lá fora.


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.