5 de abril de 2010

Mercados Lusófonos

Avanços



 


«Dos fracos não reza a história»,


Provérbio Popular


 


Heróis. São os empresários portugueses que, no actual contexto deitam para trás das costas as frases iniciadas por «crise». Pode ser até que esteja a encubar uma nova geração de gestores que não encontrem outra motivação para além de lutar pelo futuro dos seus projectos, das pessoas que empregam e pelo seu país.


 


Não se deixam impressionar pelas «conversas de caserna» da política à portuguesa. Por mais uma fofoca acerca de José Sócrates ou de como irá ser depois de encontrado o sucessor de Ferreira Leite. Ou das movimentações para a candidatura à Presidência da República.


 


Porque têm muito com que se preocupar e pouco tempo a perder. Porque do seu esforço depende o seu futuro e dos que trabalham consigo. Porque não estão à espera do amparo do Estado… porque há muito deixaram de contar com ele… porque não encontram nele um parceiro. Pelo contrário, ultimamente têm-no encontrado do lado das «weaknesses» da matriz SWOT.


 


É deles que é feito o avanço desta semana: segundo o estudo regular da MRI Network, a percentagem de empresas que perspectiva aumentar ou manter o número de empregados é 36 por cento superior à do primeiro semestre do ano passado. A percentagem das empresas com intenção de reduzir o número de colaboradores caiu para os dez por cento, depois de no ano passado ter atingido os 46 por cento, respeitante ao primeiro semestre.


 


Ainda que num destes dias, um qualquer político venha a terreiro arrebatar os louros das tão suadas conquistas empresariais, os gestores portugueses responderão com o responsável silêncio de quem não tem tempo a perder com palavras vãs.


 


 


Recuos


 


«A galinha da vizinha é melhor do que a minha»,


Provérbio Popular


 


Semana Santa é sinónimo de união, de paz e de tranquilidade. É sinónimo de «mini-férias», dos primeiros raios de sol após um duro e prolongado Inverno, e é sinónimo de turistas, sobretudo de Espanhóis que nos visitam. Mas também, em crescendo, os turistas Brasileiros procuram estes dias para ir à descoberta do país-irmão. De onde partiram os heróis portugueses da época dos descobrimentos. Quem já teve oportunidade de falar com Brasileiros a respeito de Pedro Álvares Cabral já seu deu conta do orgulho que têm no episódio do descobrimento das terras de Vera Cruz.


 


A classe média Brasileira em crescendo tem proporcionado um aumento de turistas que se deslocam a Lisboa em busca das raízes históricas que fundaram a sua imensa pátria. Procuram as origens da língua que falam e o ponto de partida das embarcações que rumaram ao Atlântico Sul. Mas, a dura realidade contrasta com as expectativas: a terra dos navegadores não aproveita turisticamente a sua riqueza cultural. Que Lisboa temos à espera dos turistas que nos visitam propositadamente para saber mais sobre os antepassados que deram novos mundos ao mundo?
Em Espanha, Colombo (que se duvida ser de origem castelhana…) é referenciado em todas principais cidades como um ícone nacional de projecção mundial. Madrid, Barcelona, Sevilha, Valência ou Saragoça são cidades que «transbordam» motivos turísticos amplamente promovidos a nível internacional. Milhões de turistas visitam Barcelona e as suas principais referências: a Sagrada Família, a «Pedrera», o Parque Güell, entre outros que resultam da genialidade de Gaudi.
Cada ícone é visitado, na Semana Santa, por largos milhares de pessoas. Fazem-se filas e abundam centros de interpretação sobre as principais referências da cultura das comunidades espanholas.


 


Espanha é um exemplo da criação de valor a partir da sua riqueza histórica e cultural. Porque razão será que «a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha?».
Post Scriptum: A TVE abriu o seu telejornal de Sexta Feira Santa com os festejos Pascais em diversas regiões espanholas. A propósito, apresentou como curiosidade (na terceira notícia do seu alinhamento) uma reportagem sobre um presépio erguido em chocolate na cidade portuguesa de Viseu… Ainda procurei nas páginas de informação na internet, mas o resultado foi: «A sua pesquisa – presepio chocolate viseu – não encontrou nenhum documento». Noutra dimensão, veio-me à memória os feitos do «castelhano» Cristóvão Colombo, ícone da cultura espanhola…


 


 


Quadro Resumo da Semana


 







AVANÇOS



  • A perseverança dos empresários portugueses, que não param de lutar pelo seu futuro e dos seus colaboradores.







RECUOS



  • A ausência de uma política orientada para o valor do turismo português assente na riqueza da sua história e cultura.


 


 


Balanço da semana


AVANÇO – À margem das tricas políticas, e da doentia procura de notícias que acendam o rastilho do conflito partidário, os empresários portugueses continuam a arregaçar as mangas e a lutar pelo futuro das suas empresas. Haverá outro futuro para Portugal que não passe por esta atitude?


 

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