6 de setembro de 2013

Marinha Portuguesa: Uma marca com a idade de Portugal

Com 9 séculos de história, podemos dizer que a Marinha Portuguesa é uma marca com a idade de Portugal. O primeiro registo de uma batalha naval é de 1180, durante o reinado de D. Afonso Henriques, mas só no século XIV, com D. Dinis, é que a Marinha ganha a estrutura formal que lhe permite nos dois séculos seguintes lançar-se na epopeia dos Descobrimentos, que levou à expansão de Portugal ao mundo.

Hoje, a Marinha afirma como missão contribuir para que o país use o mar na medida certa dos seus interesses, atuando em várias áreas, direta e indiretamente ligadas a este recurso. E apesar de manter ainda os valores tradicionais, a instituição quer também modernizar-se e abrir-se mais ao mundo. Para isso, está prestes a lançar um filme institucional que pretende ser uma janela aberta para que os portugueses percebam onde a Marinha atua e como trabalha para garantir a segurança e defesa militar do país, assim como o seu desenvolvimento económico, científico e cultural. A instituição lançou também este ano um novo site, uma ferramenta que acredita ser essencial na estratégia de renovação das plataformas de comunicação. O Comandante Santos Fernandes conta-nos também que outros projetos de aproximação à sociedade portuguesa têm em curso, de forma a adaptar algumas técnicas e sistemas que eram de utilização exclusiva militar para terem utilidade pública.

A Marinha pretende utilizar a experiência do passado para trazer novas conquistas no futuro, como a expansão da plataforma continental.

Nós entrámos no mundo desta marca com a idade de Portugal para, olhando para a sua história, perceber a sua evolução até aos desafios atuais e o posicionamento com que encaram o futuro.

 

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Sandra Barata

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