Marcas regressam às aulas

1 de setembro de 2017

Marcas regressam às aulas

As aulas estão a regressar e 90% dos portugueses está a pensar comprar livros escolares novos, pelos menos segundo o Observador Cetelem. A opção mais vezes referida pelas famílias (90%) é a compra de manuais escolares em primeira mão, seguida da aquisição de livros em segunda mão (18%) e, por fim, a opção de pedir emprestado a familiares e amigos (12%). A compra de livros escolares tende a ser feita ao mesmo tempo que o restante material.

A preferência por livros escolares novos é uma tendência que se tem verificado desde há alguns anos. Ainda outro estudo, também do Observador Cetelem, revela que cresceu em 43%, o número de consumidores que tencionam fazer compras online. É um dado significativo, pois entre 2014 e 2016 o valor manteve-se estável, em torno dos 22%, sensivelmente metade do registado este ano.

Ainda assim, a opção maioritária das famílias portuguesas continua a fazer-se com recurso às papelarias e híper e supermercados. 81% dos inquiridos referem as papelarias tradicionais para a compra de material escolar, mais 1% do que em 2016, enquanto 70% recorre aos hiper e supermercados (75% no ano anterior).

Mas os consumidores não conseguiam preparar um bom regresso às aulas sem a ajuda das marcas e, já em setembro, são conhecidas a maioria das apostas das empresas que todos os anos marcam presença assídua na secretária dos estudantes portugueses.

O cantor e compositor Agir é a cara do Regresso às Aulas 2017 da Staples que, sob o mote “Regressa com Mais Ritmo”, apela à criatividade e ao lado artístico dos mais novos, enquanto forma de liberdade de expressão e de diferenciação individual. O novo spot da Staples, no ar a dia 1 de setembro, tem assinatura da Partners.

Também a Zippy assinala o Regresso às Aulas e a partir de hoje e até dia 10 de setembro, lança uma campanha especial de 20% de desconto em talão em todas as compras, exceto em artigos de puericultura. Este novo conceito da marca, BIG ME, foi desenvolvido para que as crianças se vistam sozinhas, facilitando a primeira hora do dia, estimulando ainda a aprendizagem e consequentemente a sua autoestima.

Nas lojas note! os clientes também vão poder encontrar a oferta desta insígnia do grupo Sonae para o regresso às aulas. Com um departamento de design e processo criativo 100% português, estes novos materiais escolares são comunicados numa nova campanha publicitária que está a ser veiculada em várias plataformas.

Mas não é só de material escolar que se faz o regresso às aulas dos portugueses. Começa dia 1 de setembro, mais uma edição do Stravagant Weekend, que decorre durante todo o fim de semana no Strada, o outlet de Lisboa. Timberland, Guess, Lion of Porches, Nike, Salsa, Benfica Official Store, Foreva ou Fly London são algumas das marcas que vão oferecer uma gama de produtos com descontos a atingir os 70%.

Nesta fase do ano são cerca de 36% consumidores que confirmaram ao Observador Cetelem que planeiam utilizar o cartão de crédito nestas compras de regresso às aulas. Este ano, os portugueses preveem gastar, em média, 312 euros do valor disponível no seu cartão de crédito. Mais 76 euros do que no ano passado. «Estes meses são de grande consumo para os portugueses. Os gastos com férias e o regresso às aulas sobrecarrega o orçamento das famílias. Por este motivo, procuram diluir no tempo os gastos para gerirem melhor o seu orçamento. A opção da comprar online tem vindo a ganhar mais adeptos entre os consumidores para comprar os livros escolares. O conforto e a simplicidade do processo de compra estão na base do aumento significativo deste canal, que já é a escolha de 43% dos consumidores», refere Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem, citado em comunicado.

Também o Continente, a marca de retalho do grupo Sonae tem nota máxima na assiduidade no regresso às aulas e para este ano lançou uma nova campanha publicitária que recorre à paródia para retratar o dia-a-dia de pais e filhos e colocar as crianças no papel de educadores. Nessa qualidade, as crianças e adolescentes assumem o papel de destaque do filme, para dar um recado aos pais: têm de se portar bem neste regresso às aulas.

A campanha é da autoria da Fuel, tem o planeamento de meios da Arena Media e estará no ar até dia 17 de setembro, em televisão, digital, rádio, imprensa, outdoors e ponto de venda.

Ainda dentro do universo Sonae também a Sport Zone apresenta a sua campanha Regresso às Aulas. Com o mote “Dá o Teu Melhor”, o vídeo da campanha está já em destaque nos canais digitais e redes sociais da Sport Zone, e conta com a criatividade e produção da agência Fuel. O conceito criativo respira atitude e o vídeo da campanha assenta numa coreografia que nos mostra um regresso à escola cheio de confiança.

A nova campanha Regresso às Aulas decorre até ao dia 8 de outubro, sendo válida em todas as lojas – exceto outlets –, assim como online que conta com uma área do site dedicada a este Regresso às Aulas.

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Jornalista: Marco Silva

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