Lisboa enche-se esta semana de cor e alegria para celebrar as suas já tradicionais festas em honra de Santo António. Ao longo destes dias, os bairros da cidade transformam-se e vestem-se a rigor para os arraiais populares, onde não irá faltar muita música, animação e petiscos gastronómicos. Momentos que serão aproveitados pelas marcas para se envolverem com potenciais consumidores de forma divertida e descontraída.
A caminhada até uma das noites mais esperadas do ano começou, no entanto, há já alguns meses, com o concurso de criatividade Sardinhas Festas de Lisboa, promovido pela EGEAC. A iniciativa, organizada desde 2003, desafiou uma vez mais a população a mostrar o que pode caber numa sardinha “gráfica”. Ao todo foram sete as vencedoras: uma orquestra, um quiosque, um caldo verde, uma pasta de dentes, um pezinho de dança, uma nadadora e uma que diz que há festa aqui. Todas elas vão estar agora espalhadas pela capital em diversos suportes de comunicação, dando mais cor a esta semana tão especial.
Uma das marcas que decidiu “adocicar” a edição 2014 das Festas de Lisboa foi a Arcádia, que lançou recentemente a embalagem Sardinhas de Chocolate, cujo material nos remete até ao interior das antigas mercearias e respetivos embrulhos. Os Manjericos de Amêndoas e os já tradicionais Manjericos da Arcádia, acompanhados da rima dos Santos Populares, são também outros dos produtos especificamente produzidos pela marca de chocolate artesanal que prometem decorar o ambiente festivo e conquistar o paladar dos lisboetas.
Entre as várias ações previstas para amanhã está o “Red Bull o Santo Vertical”, um palco instalado no Largo do Intendente, onde irão atuar artistas, como Capitão Fausto, BLAYA, Sensible Soccers e The Discotexas Band. O lado visual do espetáculo está a cargo de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, que vão apresentar um conceito denominado “Nas Nuvens”.
No ano em que celebra 60 anos, a Sumol também tem animado as Festas de Lisboa, refrescando as ruas da cidade, através das promessas feitas pelos portugueses nas últimas seis décadas. “Tu juraste ser o rei das festas”, “Tu prometeste fazer de Lisboa uma festa” e “Tu prometeste ir do Castelo à Bica” são algumas das frases que fazem parte desta campanha da Sumol, uma marca que no passado dia seis organizou o seu próprio Arraial. No Miradouro de São Pedro Alcântara ouviram-se os sons do reggae graças à atuação das cinco bandas finalistas do “Concurso de Bandas Sumol Summer Fest”.
Apesar do seu ponto alto ser a noite de Santo António, as Festas de Lisboa iniciaram-se no mês de maio. O espetáculo de abertura, por exemplo, contou desde logo com o apoio da Air Liquide, uma marca que se afirma líder mundial dos gases, tecnologias e serviços para a Indústria e para a Saúde, e que forneceu o hélio necessário para encher os balões do evento. Ao som da fadista Gisela João, medusas gigantes, dragões chineses insufláveis e canhões de confettis relataram a história de fantasia do aventureiro Fernão Mendes Pinto na sua última viagem, num espetáculo que marcou o arranque das festas.
Quem também este ano se associou às Festas foi a Loja das Conservas, um espaço que pretende reunir toda a indústria conserveira de peixe nacional, e que decidiu prestar homenagem à “rainha” da capital por estes dias, a sardinha. Juntamente com as conservas Poveira, a loja foi na semana passada palco da “I Semana da Marca”, um evento temático que ofereceu um conjunto de iniciativas gratuitas, que incluiu degustações, “show cookings”, workshops para crianças e até uma tertúlia sobre vida saudável.
São marcas que nestes dias encontram nas ruas de Lisboa uma plataforma única para reforçarem a ligação com os consumidores, e que ajudam a dar ainda mais vida a uma semana emblemática para a capital.
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