Em fase de qualificação para o Mundial de 2014, no Brasil, são muitas as marcas que se associam à Seleção Nacional de Futebol, para não ficar de fora de um dos grandes eventos desportivos do próximo ano. O Imagens de Marca falou com duas das marcas que apoiam a Seleção, para perceber como tem evoluído a sua relação com a equipa das quinas e quais as estratégias estão a pôr em prática para ativar este patrocínio.
Em 1993 a Sagres decidiu associar-se à Seleção Nacional de Futebol, tornando-se a primeira marca a patrociná-la. 20 anos passaram e o casamento continua firme e, pelo menos, assegurado por mais três anos, de forma a estar junto dos consumidores em momentos importantes e que atraem a atenção de milhares de portugueses. A marca de cerveja afirma que o futebol chega mesmo a ser um pilar estratégico que lhe permite ativar a marca em momentos de grande visibilidade para a mesma. Segundo a marca de cerveja, no início dos anos 90, estava 20 pontos percentuais atrás da sua principal concorrente em termos de quota de mercado. Garante hoje, que foram estratégias de aproximação aos consumidores como a entrada no território do futebol que lhe permitiu crescer e, como afirma, ganhar uma posição de liderança no mercado nacional atualmente. Partilhando valores como a portugalidade, a alegria e o convívio, a marca garante que cerveja e futebol criam um casamento perfeito. Ao longo deste 20 anos também a sua comunicação publicitária passou por utilizar rostos de jogadores nacionais.
Já o Continente entrou nesta equipa em 2008, mas não tem poupado utilizar esta relação na sua comunicação. Além de materializar o apoio em promoções dos bilhetes dos jogos no Cartão Continente, também tem desenvolvido várias ações que pretendem puxar pelo apoio dos adeptos portugueses à Seleção. Este ano lançaram a campanha “Portugal vai a jogo” onde numa primeira fase levaram várias pessoas da aldeia de Santa Susana, em Alcácer do Sal, a ver um jogo. Numa segunda fase surpreenderam várias mulheres, com a presença de Bruno Alves, de forma a puxar pela sua presença também nos próximos jogos de qualificação para o Mundial.
Não perca, este sábado, às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.
Comentários (0)