Marcas locais geram 60% das escolhas dos consumidores

20 de maio de 2016

Marcas locais geram 60% das escolhas dos consumidores

As marcas locais aproximam-se das suas concorrentes multinacionais, com um crescimento em valor de quase o dobro da taxa de crescimento das marcas globais, o que sucede pelo terceiro ano consecutivo.

Esta é a principal conclusão do último estudo Kantar Worldpanel Brand Footprint, que lançou o seu ranking anual com o TOP 50 das marcas de FMCG mais procuradas pelos consumidores, do mundo inteiro.

Analisando um bilião de lares em 44 países de cinco continentes e 300 biliões de decisões de compra de consumidores, o estudo utiliza a métrica Consumer Reach Points (CRPs), de que a KANTAR é proprietária, para apurar quantas vezes uma marca foi escolhida pelos consumidores ao longo de um ano.

As marcas locais continuam a crescer a um ritmo superior ao do mercado: enquanto o valor total de FMCG cresceu 4.7 % em 2015, os players locais cresceram 6.2 %, e as marcas globais cresceram, em comparação, 3.4 %. As escolhas de marcas são dominadas pelos players locais, que são fortes sobretudo nas áreas de alimentação e bebidas, quer no que diz respeito ao número de marcas que disponibilizam, quer no número de vezes que estas marcas são as escolhidas pelos consumidores.

As marcas locais são particularmente fortes na Ásia, América Latina e também em algumas partes da Europa, incluindo Espanha. Destaca-se a China, onde as marcas locais abarcam 75 % das decisões de compra, seguida pela Indonésia (61 %) e Índia (57 % As três marcas locais com melhor performance são chinesas: Yili, Mengnui e Bright.

Apesar desta alteração, o crescimento não terminou para as marcas globais. No Top 10 de marcas, as marcas Lifebuoy, Lay’s e Dove conseguiram não só aumentar o CRP, mas também subir pelo menos um lugar no ranking.

A grande oportunidade para as multinacionais encontra-se numa área chave: o e-commerce – o canal com o crescimento mais rápido, e que atualmente estas já dominam.

Veja aqui o ranking global:

brand_footprint_kantar_2016

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Jornalista: Marco Silva

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