No passado dia 25, o mundo acordou com a notícia de que um terramoto tinha atingido o Nepal, causando mais de 3 mil mortes e inúmeros desalojados. Motivo mais que suficiente para marcas como Google, Apple e Facebook se mobilizassem para ajudar as vítimas do terramoto. O Adnews Brasil refere que, para ajudar, o Google criou uma ferramenta exclusiva, no Person Finder, para encontrar os desaparecidos, tendo contado já com mais de 5700 relatórios preenchidos. Já o Facebook diz ter criado um recurso que permite aos utilizadores da rede social no país informarem os seus entes queridos de que estão em segurança, assim como, procedeu a uma campanha de recolha de fundos para ajudar as vítimas. Por sua vez, a Apple está a incentivar os utilizadores a mobilizarem-se através de uma doação de dinheiro para a Cruz Vermelha Americana, que está no local a ajudar os feridos. Além dos três gigantes da tecnologia, o jornal brasileiro refere que também as aplicações Viber e Skype estão a garantir ligações gratuitas para o Nepal de modo a facilitar as comunicações.
Em Portugal, os preços das telecomunicações atingiram o segundo maior aumento da Europa. Quem o diz é o Económico, que refere que os preços dos pontos percentuais estão acima da média e que, segundo os dados da Anacom, Portugal só fica atrás da Áustria, Finlândia, Chipre e Polónia. Por seu lado, os lucros da Galp aumentaram para 121 milhões, segundo o jornal Público. Os resultados beneficiaram de um aumento nas margens do negócio de refinação no mercado internacional. O jornal refere que a empresa investiu ao longo do trimestre 283 milhões de euros, dos quais 96% foram para atividades de exploração e produção.
Há um cartaz publicitário que está a indignar os britânicos. O Diário de Notícias noticia a existência de um outdoor na rede de metropolitano de Londres que remete para o “corpo perfeito”. A Protein World, marca de suplementos alimentares e emagrecimento, pergunta no outdoor “O seu corpo está pronto para a praia?”, o que levou a que milhares de pessoas já tivessem deixado mensagens nos cartazes. A Protein World está a ser alvo de várias críticas nas redes sociais, assim, como de uma petição na internet, levando a que marcas como a Dove, que rejeitam conceitos de beleza ideais, já tenham colocado imagens nas redes sociais em resposta aos cartazes.
A apostar em campanhas polémicas está também a Ogilvy. A agência de publicidade utilizou o ADN para pôr o rosto de “terrotistas” do meio ambiente num outdoor. Segundo o Marketing Directo, a Ogilvy & Mather Asia andou nas ruas de Hong Kong à procura de cigarros, pastilhas e outro tipo de lixo no chão. O objetivo era com esse lixo conseguir testes de ADN que identificassem o “terrorista” do ambiente e colocar a sua cara em cartazes. O site refere que a agência contou com a ajuda de vários científicos americanos do programa “Snapshot DNA phenotyping” de Parabon NanoLabs.
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